XXI ALAM
Resumo:912-3


Poster (Painel)
912-3COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE HEMOCULTURAS ENVIADAS AO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - LACEN/PE
Autores:Ana Paula Santiago Rocha (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Alice Cristiane Rangel Silveira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Raquel Póvoas de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gleiciere Maia Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Luciana Rezende Bandeira de Mello (LACEN - Laboratório Central de Pernambuco)

Resumo

Leveduras são fungos capazes de colonizar o homem e animais e, frente à perda do equilíbrio parasita-hospedeiro podem causar diversos quadros infecciosos com formas clínicas localizadas ou disseminadas (hematogêncas). A hemocultura representa um importante método laboratorial de diagnóstico das fungemias. Sua grande importância diagnóstica e terapêutica se deve às altas taxas de mortalidades atribuídas a estas infecções, as quais nas últimas décadas houve uma mudança na distribuição dos organismos isolados de hemoculturas, com aumento da frequência das infecções fúngicas. Com a finalidade de detectar e identificar as diferentes espécies de leveduras de interesse clínico, métodos de identificação foram desenvolvidos com este propósito, para facilitar um diagnóstico mais rápido e preciso de determinada fungemia. Neste trabalho, o objetivo foi comparar dois métodos de identificação de leveduras, o clássico e o sistema automatizado (VITEK 2), frente a 40 cepas de leveduras isoladas de hemoculturas previamente identificadas pela automação no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco, LACEN/PE. As 40 cepas de leveduras foram descongeladas e reativadas, de acordo com protocolo da instituição, para a realização da técnica de identificação clássica, usando o auxonograma e ziminograma, produção de urease e análise microscópica. Das leveduras reativadas, 77,7% de Candida albicans, 100% de Candida tropicalis e 81,8% de Cryptococcus neoformans obtiveram o resultado de identificação semelhante ao resultado da automação liberado pelo Vitek 2. Não houve crescimento em 11 (27,5%) das cepas reativadas. Para as espécies de Candida parapsilosis e Candida haemoliuim, não foi possível a identificação quanto à espécie, visto que não foram disponibilizadas fontes de carbono suficientes para identificação. Com os resultados obtidos conclui-se que a há correlação entre os dois métodos de identificação de leveduras, entretanto a vantagem em dispor da automação se dá pela rapidez dos resultados, pela facilidade em identificar diferentes espécies de agentes etiológicos e como consequência, um diagnóstico precoce da doença, contribuindo na escolha terapêutica adequada.


Palavras-chave:  Candida albicans, Leveduras, VITEK-2