XXI ALAM
Resumo:907-1


Poster (Painel)
907-1INTERAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES AUMENTA O POTENCIAL DE INVASÃO DA GRAMÍNEA UROCHLOA BRIZANTHA (HOCHST. EX. A. RICH.) R.D. WEBSTER.
Autores:Luis Eduardo A. M. Lescano (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Artur L. B. Rondina (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Ricardo Alves (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Enio Massao Matsuura (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Marco Antonio Nogueira (EMBRAPA SOJA - Embrapa Soja) ; Waldemar Zangaro (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) colonizam as raízes da maioria das espécies de plantas e influenciam o seu crescimento e sobrevivência. O aumento da absorção de nutrientes, via FMA, muita vezes resulta em aumento do crescimento da planta. No entanto, dependendo da espécie, os FMA não alteram o desenvolvimento do hospedeiro, e pode até mesmo reduzir seu crescimento. Nos avaliamos a influencia dos FMA no desenvolvimento da gramínea invasora Urochloa brizantha. Dois experimentos foram desenvolvidos, o primeiro as plantas cresceram isoladas por 3 meses e no segundo 20 indivíduos cresceram juntos (competição) durante 17 meses, em dois tipos de solo (infértil e fértil) e foram colonizadas ou não por FMA. Foram determinadas a colonização micorrízica, massa seca da parte aérea e a concentração de N, P, K, Ca e Mg. No solo infértil e ausência dos FMA a maioria dos indivíduos morreram após três meses, enquanto que na presença dos FMA todos os indivíduos sobreviveram e cresceram, com 94% de colonização das raízes nas plantas isoladas e 83% em competição, demonstrando a importância dos FMA na instalação e persistência de U. brizantha. No solo de baixa fertilidade as concentrações de N, P e K foram maiores nas plantas sem FMA, provavelmente devido ao efeito da diluição dos nutrientes na parte aérea, em função do maior crescimento das plantas com FMA. No solo fértil, apesar da elevada colonização micorrízica das plantas isoladas (95%) e em competição (85%), a produção de biomassa da parte aérea foi 46% menor nas plantas isoladas e 52% menor nas plantas em competição, do que foi nas plantas sem FMA. Nós sugerimos que o menor crescimento da parte aérea foi devido a grande quantidade de carbono alocado pela planta para manter a elevada colonização dos FMA nas raízes. No solo fértil, apesar da elevada depressão na produção de biomassa, os FMA aumentaram as concentrações de P e K nas plantas isoladas e de P, K e Ca nas plantas em competição. Portanto, a menor biomassa produzida na presença dos FMA foi compensada pelo aumento na absorção de nutrientes. Visto que plantas com maior conteúdo de nutrientes produzem mais sementes, a interação com os FMA emerge como vital para a sobrevivência e reprodução de U. brizantha. A parceria com os FMA aumenta o potencial de invasão desta gramínea, independente da fertilidade do solo.


Palavras-chave:  micorriza arbuscular, absorção de nutrientes, redução no crescimento