XXI ALAM
Resumo:899-1


Poster (Painel)
899-1Biossíntese de etanol em meio de cultura com elevadas concentrações de sacarose por Zymomonas mobilis imobilizadas em alginato
Autores:Vidiany Aparecida Queiroz Santos (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Fernanda Maria Pagane Guereschi Ernandes (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Gabriella Duarte Nascimento (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Crispin Humberto Garcia-cruz (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

A bactéria Zymomonas mobilis é considerada um microrganismo com alto potencial tecnológico, devido a sua alta tolerância a elevadas concentrações de etanol e a baixa produção de biomassa. Estas características são intrínsecas a Z. mobilis devido a capacidade deste microrganismo utilizar anaerobicamente a via fermentativa Entner Doudoroff. Para aumentar a eficiência dos processos convencionais tem-se utilizado células imobilizadas em suportes poliméricos como o alginato de sódio. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo, avaliar a produção de etanol em meio com altas concentrações de sacarose, por células de Z. mobilis CCT 4494 imobilizadas em alginato de sódio, e ainda, avaliar o crescimento celular no suporte. Os parâmetros para a produção de etanol foram determinados utilizando a Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). O experimento realizado foi 34-1 com as variáveis independentes: concentração de sacarose, agitação do meio de cultura, temperatura e tempo de incubação. A imobilização das células de Z. mobilis em alginato foi realizada pelo método de aprisionamento, utilizando cloreto de sódio para a formação das esferas. A produção de etanol foi determinada por cromatografia gasosa e a biomassa por densidade ótica a 570 nm. De acordo com a ANOVA, apenas a variável temperatura apresentou influencia estatística significativa (p<0,05) na produção de etanol pelo sistema imobilizado. Com base na MSR, os maiores valores de etanol (94,12 g L -1 e 75,46 g L -1) foram observados nos experimentos realizados com os menores valores de sacarose testados (300 e 375 g L -1, respectivamente), temperatura de 36 º C com 170 rpm de agitação e 15 horas de fermentação. A máxima concentração de sacarose avaliada (450 g L -1) apresentou efeito inibitório na síntese de etanol. Com relação à imobilização, o microrganismo apresentou boa adesão e colonização das esferas, devido ao aumento da população durante a fermentação e os maiores valores foram observados em 30% de sacarose, durante 24 horas de fermentação com temperatura de 36 º C sob agitação de 100 rpm.


Palavras-chave:  Zymomonas mobilis, etanol, Metodologia de Superfície de Resposta, imobilização, alginato