XXI ALAM
Resumo:870-3


Poster (Painel)
870-3Avaliação da Atividade Antagonística da Bactéria Endofítica Isolada de Malpighia emarginata contra o Fitopatógeno Glomerella sp
Autores:Vânia Specian (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Lúcio Azevedo (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Alencar Pamphile (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

O uso excessivo de agroquímicos causa prejuízos ao ecossistema, afetando a vegetação, os animais, os microrganismos e o homem, dessa forma é crescente a busca por alternativas que funcionem como controle biológico, sobretudo as manipuláveis em laboratório e que possam ser empregadas em escalas industriais. Nesse contexto as bactérias endofíticas surgem como fonte promissora no controle de patógenos de plantas. Este trabalho teve como objetivo selecionar bactérias endofíticas capazes de inibir o crescimento do fitopatógeno Glomerella sp causador da antracnose em Malpighia emarginata. Foi realizado o ensaio de antagonismo pelo método da cultura pareada, para isso, as bactérias endofíticas G2W2 (gram-negativa), G2W4 e G2W5 (gram-positivas) foram crescidas em meio LB (Luria Bertani) líquido por 24hrs a 28ºC, enquanto o isolado de Glomerella sp foi crescido em meio BDA (Batata, dextrose, Agar) por 7 dias a 28ºC. Fragmentos circulares de 1cm de diâmetro do meio de cultura com o fungo foram utilizados no ensaio. A bactéria foi estriada em duas extremidades, a 1cm da borda da placa de Petri com meio de cultura BDA e 48hrs depois, o fungo foi transferido para o centro da mesma placa (a cerca de 3cm de cada estria bacteriana). O controle do experimento consistiu em placa de Petri contendo apenas o fungo. As placas foram mantidas em BOD a 28ºC por 6 dias e a capacidade de inibição do fitopatógeno foi feita mediante a comparação dos tamanhos das colônias fúngicas no tratamento e no controle. As três bactérias testadas foram capazes de inibir o crescimento radial do fungo fitopatogênico Glomerella sp,. Nos controles, o fitopatógeno cresceu em média 6cm, enquanto na presença do isolado endofítico G2W2, G2W4 e G2W5 o fungo teve um crescimento em média de 3,0cm, 4,75cm e 3,0cm respectivamente. Os resultados obtidos demonstram que a bactéria endofítica G2W2 apresenta potencial antifúngico, frente ao patógeno Glomerella sp. que causa a antracnose nas folhas da aceloreira, reforçando a necessidade de outros estudos, com diferentes isolados endofíticos da acerola a fim de promover o controle biológico dessa e demais doenças provocadas por patógenos que comprometam a produção dos frutos.


Palavras-chave:  atividade antagonística, bactéria endofítica, potencial antifúngico, acerola, antracnose