XXI ALAM
Resumo:870-2


Poster (Painel)
870-2Ação Antagonística in vitro de Bactéria Endofítica Isolada de Malpighia emarginata Contra o Patógeno Alternaria alternata
Autores:Vânia Specian (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Lúcio Azevedo (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Alencar Pamphile (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Microrganismos endofíticos são potencialmente úteis na agricultura e na indústria, particularmente na alimentícia e farmacêutica. Podem ser utilizados como vetores para a introdução de genes de interesse nas plantas, como inibidores de pragas e patógenos e como fonte de metabólitos primários e secundários de interesse antibiótico. Microrganismos como agentes de biocontrole de doenças de plantas podem atuar por meio de diferentes mecanismos, como produção de ácido cianídrico, bacteriocinas e antibióticos, competição por espaço, Fe+3 e outros nutrientes, parasitismo, indução de resistência e proteção cruzada. Este trabalho teve como objetivo selecionar bactérias endofíticas isoladas de Malpighia emarginata no controle do fungo patogênico Alternaria alternata, em testes realizados in vitro. Foi realizado o ensaio de antagonismo pelo método da cultura pareada, dessa forma, as bactérias endofíticas gram-positivas G3W20 e G3W12 foram crescidas em meio LB (Luria Bertani) líquido por 24hrs a 28ºC, enquanto o isolado de A. alternata foi crescido em meio BDA (Batata, dextrose, Agar) por 7 dias a 28ºC. Fragmento de 1cm de diâmetro do patógeno foi colocado a 1cm da borda da placa de petri com meio de cultura BDA, enquanto a estria com o endofítico foi feita na outra extremidade também a 1cm da borda. O controle do experimento foi feito em placa de petri com BDA contendo apenas o patógeno, as placas foram incubadas por 6 dias a 28ºC. O isolado endofítico G3W20 apresentou ação antagonistica frente ao patógeno testado, mediante comparação com o controle, o crescimento do patógeno na placa controle foi de 6cm enquanto na presença da bactéria endofítica seu crescimento foi de 4,5cm não havendo contato do micélio com as colônias bacterianas, o isolado G3W12 não apresentou ação antagônica frente ao patógeno. Os resultados obtidos com esses estudos preliminares demonstram que a bactéria endofítica G3W20 apresenta potencial antifúngico, frente ao patógeno A. alternata que causa a mancha da alternaria nas folhas da aceloreira, reforçando a necessidade de estudos aprofundados com outros isolados endofíticos da acerola a fim de promover o controle biológico dessa e demais doenças provocadas por patógenos que comprometam a produção dos frutos.


Palavras-chave:  bactérias endofíticas, Malpighia emarginata, ação antagonística, controle biológico, cultura pareada