XXI ALAM
Resumo:862-1


Poster (Painel)
862-1PADRONIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE CULTIVO PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIA ANTAGONISTA TIPO BACTERIOCINA POR Parabacteroides distasonis
Autores:Anna Gabriella Guimarães Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Paula Prazeres Magalhães (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lorena Mendes Maia (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Auxiliadora Roque de Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luiz de Macêdo Farias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Bacteriocinas constituem um grupo diversificado de peptídeos antimicrobianos produzidos por uma ampla gama de bactérias. Estas substâncias têm despertado grande interesse da comunidade científica, tanto pela sua relevância biológica, como habilidade de virulência, como pelo seu potencial de aplicação biotecnológica. Entretanto, qualquer aplicação prática da substância deve ser precedida por uma série de estudos básicos, que envolvem desde a detecção da síntese da substância até a caracterização da proteína. As condições de cultivo interferem no rendimento da produção de bacteriocinas e, mesmo em escala laboratorial, para a viabilização das diversas etapas envolvidas na caracterização das substâncias, é fundamental a otimização das condições de cultivo da amostra produtora. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a expressão de antagonismo por uma amostra de Parabacteroides distasonis, empregando-se diferentes condições de incubação. A amostra produtora, isolada do trato gastrointestinal de frango de corte, foi cultivada em BHI suplementado com hemina, menadiona e extrato de levedura, a 37ºC, em condições de anaerobiose. Como parâmetros variáveis foram avaliados a) tempo de incubação, 24 ou 48h; b) submisão ou não a estresse (oxidativo e H2O2); e c) cultivo da amostra produtora acrescida ou não da amostra reveladora (P. distasonis ATCC 1295) previamente morta por tratamento térmico. A extração proteica foi realizada por meio da precipitação com concentrações crescentes de sulfato de amônio e os extratos intracelulares foram empregados para avaliação/titulação (UA/mL) da atividade antagonista, pelo método da sobrecamada. Antagonismo não foi detectado quando a amostra produtora foi cultivada por 24h, enquanto que a cultura incubada por 48h apresentou atividade com título de 100UA/mL. O estresse oxidativo provocou um aumento do título da atividade antagonista para 200UA/mL. Os demais parâmetros avaliados não interferiram na atividade antagonista. Os dados sugerem que a produção da substância antagonista ocorre principalmente em uma fase de crescimento mais tardia de P. distasonis. A observação de aumento do título de atividade antagonista por estresse oxidativo corrobora o conceito de que a produção de bacteriocinas por bactérias Gram negativas é estimulada em condições de estresse.Apoio financeiro:CNPq, FAPEMIG, CAPES e PRPq/UFMG.


Palavras-chave:  bacteriocina, extração proteica, Parabacteroides distasonis, substância antagonista