XXI ALAM
Resumo:857-1


Poster (Painel)
857-1Bioprospecção de fungos filamentosos visando à aplicação de enzimas no biobranqueamento de polpa celulósica e aparas de papel reciclado
Autores:Jorge Henrique Almeida Betini (FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO / FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO / FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO) ; Caio César Carvalho (FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO) ; Carla Cristina Villela Desagiacomo (FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO) ; Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli (FFCLRP-USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO)

Resumo

A diversidade de microrganismos e as diferentes enzimas que eles produzem levam à busca de novas espécies para utilização nos múltiplos processos industriais dos quais podemos citar: farmacêutico, alimentício, químico, branqueamento de celulose, entre outros de interesse econômico. Nos processos de branqueamento são gastas grandes quantidades de produtos químicos, além de gerar efluentes inorgânicos que agridem o meio ambiente. A utilização de enzimas neste processo pode reduzir a quantidade destes reagentes químicos. Este trabalho teve como objetivo a prospecção de novas espécies fúngicas produtoras de enzimas que degradam a parede celular de plantas, como xilanases, ligninases, celulases, assim como de amilases. Para isto, foram coletados solos nas dependências da International Paper do Brasil no município de Luiz Antônio, SP e no Campus da USP de Ribeirão Preto, SP, e seis fungos foram isolados deste material, sendo que cinco estão em fase de identificação morfológica e um já foi identificado como Aspergillus carbonarius. Os fungos foram cultivados em fermentação sólida em (1) farelo de trigo, e (2) na mistura de farelo de trigo, sabugo de milho e amido por 5 dias, a 30ºC, com 70% umidade relativa. As atividades xilanolíticas e amilolíticas foram determinadas pelo método de ADNS, utilizando xilana Birchwood em tampão McIlvaine pH 5,5 ou amido 1% em tampão de acetado de sódio 100 mM, pH 5,5, como substratos. Polpas de celulose receberam tratamentos com 10U/g de enzima por 1 hora a temperaturas entre 50ºC e 60ºC. Os resultados demonstraram que os fungos produziram enzimas extracelulares: xilanases, amilase e celulase, que aplicadas no biobranqueamento da polpa de celulose pré branqueada e polpa de aparas de papel reciclado, apresentaram características que as tornam potencialmente aplicáveis nos processos de biobranqueamento de celulose e de aparas de papel reciclado para fabricação de papel. Observou-se uma diminuição do número kappa, com aceitável variação de viscosidade e um aumento considerável da alvura.


Palavras-chave:  biobranqueamento, celulose e papel, enzimas, fungos