XXI ALAM
Resumo:855-2


Poster (Painel)
855-2PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DO POLISSACARÍDEO EXTRACELULAR DO FUNGO ENDOFÍTICO Phomopsis sp. ISOLADO DE Piper hispidum Sw.
Autores:Ravely Casarotti Orlandelli (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Diego Tadeu Degli Exposti (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Ana Flora Dalberto Vasconcelos (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Maria de Lourdes Corradi da Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; João Alencar Pamphile (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Fungos endofíticos habitam o interior de plantas sadias sem causar-lhes danos e conferem proteção contra patógenos e promoção do crescimento vegetal. Polissacarídeos extracelulares ou exopolissacarídeos (EPS) produzidos por endófitos são metabólitos importantes nas interações endófito-planta e também possuem diversas aplicações biotecnológicas. Visto que poucos desses microrganismos têm sido explorados para a produção de EPS, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção e caracterizar parcialmente o EPS produzido pelo endófito Phomopsis sp. (G27-60) isolado de falso-jaborandi (Piper hispidum Sw.). O fungo foi crescido inicialmente em placas de Petri contendo meio mínimo de Vogel acrescido de 2% de ágar (m/v) e 1% de glucose (m/v) por 7 dias a 28ºC. Em seguida, as hifas foram transferidas para Erlenmeyers contendo meio mínimo de Vogel com glucose 1% (m/v) como fonte de carbono e mantidas sob agitação a 180 rpm a 28±2ºC por 48 h em estufa tipo shaker. O meio líquido contendo micélio fúngico foi centrifugado e a massa celular foi ressuspensa em solução salina 0,9% e inoculada (4 mL) em Erlenmeyers contendo mínimo de Vogel com glucose 5% (m/v) como fonte de carbono e mantida sob agitação em shaker a 180 rpm a 28±2ºC por 4 dias. O meio líquido fermentado foi filtrado a vácuo para separação da biomassa e precipitado em 3 volumes de etanol P.A. O material obtido foi dialisado, solubilizado em água destilada e utilizado para: determinações de açúcares totais (método fenol-sulfúrico) e redutores (método ADNS), proteínas (método Bradford), análise por cromatografia de gel permeação (HPSEC/RID) e hidrólise ácida (TFA 4 M, 6 h, 100ºC) seguida de análise por cromatografia líquida de íons (HPAEC/PAD). Os resultados indicaram alto teor de carboidratos (97,7%), com baixos teores de proteínas (2,3%) e açúcares redutores (0,05%). A análise por HPSEC demonstrou a presença de um pico com baixo grau de polidispersividade, indicando a presença de um material homogêneo e a análise por HPAEC do material hidrolisado indicou a composição monossacarídica por glucose, galactose e manose, na proporção de 2:2:1, com traços de fucose. Esses resultados preliminares indicam que, após finamente caracterizado, o material em estudo poderá ser utilizado para testes de atividade biológica, visando uma possível aplicação em diferentes setores industriais.


Palavras-chave:  cromatografia de gel permeação, cromatografia líquida de íons, endófito, exopolissacarídeo