XXI ALAM
Resumo:855-1


Poster (Painel)
855-1OBTENÇÃO DE EXTRATOS BRUTOS DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE Piper hispidum Sw. COM ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO CONTRA Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli
Autores:Ravely Casarotti Orlandelli (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Raiani Nascimento Alberto (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Tiago Tognolli de Almeida (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Angela Kwiatkowski (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Lúcio de Azevedo (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; João Alencar Pamphile (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Produtos químicos não tem sido satisfatórios para o controle do crestamento bacteriano comum do feijoeiro causado por Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli (Xap). A indução de resistência em plantas usando produtos naturais é uma alternativa de controle biológico e pode ser feita por meio de metabólitos produzidos por fungos endofíticos que habitam o interior de plantas sadias sem causar-lhes danos. Este trabalho avaliou a inibição in vitro de Xap por extratos brutos etanólicos de fungos endofíticos isolados de Piper hispidum Sw. (falso-jaborandi). Para a obtenção dos extratos, os isolados G20-20 (Lasiodiplodia theobromae), G65-65 (ordem Diaporthales), G33-73 e G53-83 (não identificados) foram incubados em caldo Batata Dextrose a 28ºC por 15 dias. O caldo fermentado foi filtrado e centrifugado, o sobrenadante foi três vezes transferido para um funil de separação com igual volume de acetato de etila P.A. O acetato contendo os extratos foi concentrado 98% em rotavapor a 40ºC e os extratos foram ressuspendidos em metanol P.A. Para o teste cup plate, em triplicata, Xap I227 (cedida pelo Cenargen - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) foi crescida em Caldo Luria Bertani a 37ºC por 24 h. Em placas de Petri contendo meio Luria Bertani Ágar, foram semeados 100 µL da suspensão bacteriana, na concentração de 106 células/mL, e colocados 4 discos (6 mm) autoclavados de papel filtro Whatman nº 4 equidistantes e embebidos em: 10 µL dos extratos (tratamentos), antibiótico tetraciclina na mesma concentração (controle positivo), além de água destilada e o metanol (controles negativos). Após incubação a 37ºC por 24 h, os halos de inibição (em mm) foram comparados pelo teste de Tukey (p<0,05) com uso do programa estatístico SAS. Os extratos obtidos, com concentração entre 19,9 e 61,4 mg/mL, produziram halos de inibição entre 4,83 e 10,50 mm, sendo que o mais efetivo foi o extrato de L. theobromae. O antibiótico produziu halos entre 25,17 e 28,08 mm. Os resultados mostraram que os extratos etanólicos testados possuem ação antibacteriana, similar ao já descrito em literatura para outros endófitos. Uma futura caracterização química poderá indicar quais os compostos responsáveis por esta ação antimicrobiana e, uma otimização na obtenção dos extratos poderá proporcionar um resultado ainda mais efetivo. Os fungos endofíticos testados possuem potencial para o controle biológico de Xap, com destaque para L. theobromae.


Palavras-chave:  ação antibacteriana, crestamento bacteriano comum, cup plate, endófito, extratos brutos