XXI ALAM
Resumo:844-1


Poster (Painel)
844-1INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO C/N NA CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICELIANO DO FUNGO PLEUROTUS SPP. EM RESÍDUOS DE SYAGRUS CORONATA
Autores:Uilma da Silva Aragão (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Matheus Batista dos Santos (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Edilâine Almeida Oliveira Silva (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Natália Rios Catena (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Giani Andrea Linde Colauto (UNIPAR - Universidade Paranaense / UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Hélio Mitoshi Kamida (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Aristóteles Góes Neto (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo

O gênero PLEUROTUS spp., conhecido por sua habilidade saprofítica e ligninocelulolítica, representa uma grande aliado no desenvolvimento da agricultura familiar da palmeira SYAGRUS CORONATA, uma vez que durante o beneficiamento gera quantidades expressivas de resíduos, que representam um problema socioeconômico e ambiental para o Município de Capim Grosso - BA. No entanto, por se tratar de um substrato inédito, é fundamental um maior conhecimento das suas exigências de cultivo, proporcionando o estabelecimento de técnicas menos onerosas e consequente aumento do consumo. Assim, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a influência da relação C/N no crescimento micelial de fungos do gênero PLEUROTUS spp. em resíduos de SYAGRUS CORONATA. O experimento consistiu em placas de petri (Ø90) com meios de cultura formulados à base de resíduos de S.CORONATA (folha, bráctea, raque/ráquila e fruto) puro (controle) e suplementados com uréia, estabelecendo relação C/N de 10/1, 20/1, 30/1, 40/1, 50/1 e 60/1. Os meios foram inoculados com as linhagens de PLEUROTUS OSTREATUS (U2-9) e PLEUROTUS OSTREATUS var. shimeji (U2-11), incubados em BOD à temperatura de 28ºC, na ausência de luz. O crescimento micelial foi avaliado por meio da medição do diâmetro da colônia, em duas direções ortogonais, a cada 24h durante 5 dias. Nesse ensaio, o delineamento experimental foi inteiramente casualisado, seguindo o esquema fatorial (2 linhagem x 7 tratamentos x 3 repetições), totalizando 42 tratamentos. Reunindo os dados de crescimentos obtidos se pode afirmar que os resíduos mais adequados foram a folha e a raque/ráquila, no controle e na relação de 60/1. Esses resultados indicam que o tipo e composição do meio influenciam na cinética fúngica, embora o aumento da relação carbono:nitrogênio influencie proporcionalmente no vigor, não sendo possível fazer a mesma associação quanto ao crescimento micelial. Agência de fomento: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)


Palavras-chave:  PLEUROTUS SPP., SYAGRUS CORONATA, CRESCIMENTO MICELIANO