XXI ALAM
Resumo:838-2


Poster (Painel)
838-2PESQUISA DE Salmonella spp. EM HAMBÚRGUERES UTILIZANDO A METODOLOGIA MICROBIOLÓGICA CONVENCIONAL E O MÉTODO SALMOSYST MODIFICADOS
Autores:Jorge Luiz Fortuna (UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / UFF - Universidade Federal Fluminense (UFF)) ; Elmiro Rosendo Nascimento (UFF - Universidade Federal Fluminense (UFF)) ; Robson Maia Franco (UFF - Universidade Federal Fluminense (UFF))

Resumo

Detecção e identificação de Salmonella spp. em alimentos é importante para controle e prevenção de salmoneloses. Seu isolamento e identificação em menos tempo e maior confiabilidade tem se tornado cada vez mais importante. Objetivou-se identificar Salmonella spp. em amostras de hambúrguer de carne bovina e de hambúrguer misto (carne bovina e carne de frango), comercializadas em Niterói-RJ, através da metodologia microbiológica convencional e método Salmosyst modificados, além de comparar os resultados obtidos por estes métodos. Foram analisados 80 hambúrgueres, 40 de carne bovina e 40 mistos. As amostras foram analisadas através da microbiologia convencional e o método Salmosyst, ambos modificados. A partir dos resultados negativos do teste da produção da Urease e da desaminação da Fenilalanina foram repicadas colônias do TSI para Ágar Nutriente, para a prova de soroaglutinação. De 80 amostras, 22 (27,5%) apresentaram-se contaminadas, encontrando-se em condições sanitárias insatisfatórias e impróprias para o consumo humano. Das 22 amostras positivas dez (12,5%) eram de hambúrgueres de carne bovina e 12 (15%) eram mistos. Dos 40 hambúrgueres de carne bovina, dez (25,0%) foram positivas e dos 40 hambúrgueres mistos 12 (30,0%) encontravam-se contaminados. Destas 22 amostras de hambúrgueres positivas para Salmonella spp., onze (50,0%) foram detectadas somente pelo método convencional, cinco (22,73%) somente pelo método Salmosyst e seis (27,27%) por ambos os métodos. O método convencional apresentou-se com maior capacidade de identificar os verdadeiros positivos, enquanto que o método Salmosyst apresentou melhor capacidade de identificar os verdadeiros negativos. Quanto à precisão, os dois métodos apresentaram resultados aceitáveis quanto à pesquisa de Salmonella spp. Demonstrou ser importante repicar, para a triagem secundária, colônias dos tubos TSI e LIA com as características classificadas também como atípico 1 e atípico 2, pois estas características podem servir de base para o isolamento de sorotipos de Salmonella spp. atípica, que fermenta Lactose e Salmonella Parathyphi, que não descarboxila a Lisina, respectivamente. O uso da triagem secundária foi eficiente para a diferenciação entre Proteus spp. e Salmonella spp., pois desta forma só prosseguiram para o teste da soroaglutinação àquelas colônias características de Salmonella spp.


Palavras-chave:  Salmonella, Hambúrguer, Microbiologia Convencional, Método Salmosyst