XXI ALAM
Resumo:833-1


Prêmio
833-1Isolamento e determinação do espectro de atividade inibitória de Leuconostoc pseudomesenteroides produtor de bacteriocina
Autores:Patrícia C. Catanoze (FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP) ; Marina V. Geraldi (FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP) ; Vanessa M. de Souza (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP) ; Lizziane K. Winkelströter (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP) ; Elaine C. P. de Martinis (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP)

Resumo

Introdução: Bactérias láticas têm atividade antagonista pela produção de ácidos orgânicos, diacetil, peróxido de hidrogênio e peptídeos antimicrobianos ribossômicos denominados bacteriocinas. Recentemente, com a demanda por alimentos frescos, práticos e saudáveis, há crescente interesse por novas bacteriocinas, como alternativa ao emprego de conservadores clássicos em alimentos. Objetivo: Isolar e identificar bactérias láticas produtoras de bacteriocinas a partir de amostras de frutas tropicais in natura. Material e métodos: Alíquotas de 50g de amostras de carambola (Averrhoa carambola) e maracujá (Passiflora edulis) foram adicionadas de 450 ml de peptona bacteriológica 0,1% (p/v) e diluições decimais seriadas foram semeadas (duplicata) em superfície de placas de ágar de Man, Rogosa e Sharpe, com incubação a 25°C/72h em anaerobiose. Placas em duplicata (<102 UFC) foram selecionadas: uma foi guardada sob refrigeração (placa-mãe) e à outra foi adicionada sobrecamada indicadora (ágar Infusão Cérebro Coração 0,8% inoculado com 105-106UFC/ml de Lactobacillus sakei ATCC 15521) e incubada a 25°C/24h (anaerobiose). Foi avaliada a presença de halo de inibição de crescimento do indicador e colônias com atividade inibitória foram selecionadas a partir da placa mãe. Foi excluída a inibição por bacteriófagos líticos e a natureza protéica do inibidor foi avaliada pela sensibilidade a enzimas proteolíticas. A identificação do isolado foi feita por testes fenotípicos e confirmada por sequenciamento de 16S rDNA (primers 27F e 1492R). Foi quantificada a atividade inibitória (teste de diluição crítica) e o espectro de atividade da bacteriocina foi determinado frente a bactérias Gram positivas e Gram negativas. Discussão dos resultados: A partir de carambola, foi obtido um isolado de bactéria lática com atividade antagonista: cocos heterofermentadores, Gram positivos e catalase negativos. O isolado foi identificado como Leuconostoc pseudomesenteroides, produtor de bacteriocina, com atividade frente a listerias e leuconostoc. A atividade frente a Listeria monocytogenes, quantificada pela técnica de diluição crítica, foi de 400 UA/ml. Conclusões: Frutas constituem uma possível fonte para obtenção de bactérias com potencial bioconservador para alimentos.


Palavras-chave:  Bacteriocina, Bactérias Láticas, atividade antagonista