XXI ALAM
Resumo:830-3


Poster (Painel)
830-3BIOMONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE PARQUES URBANOS DA CIDADE DE DOURADOS/MS, POR MEIO DE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES
Autores:Priscila Leocadia Rosa Dourado (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; Débora Bastos de Oliveira (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; Monyque Palagano da Rocha (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; Jussara Oliveira Vaini (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; André Vieira do Nascimento (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Alexéia Barufatti Grisolia (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Danilo Ramos Spessoto (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais)

Resumo

A cidade de Dourados/MS possui dois importantes parques ambientais abertos para o lazer (pesca, prática de esportes, caminhadas, encontros ambientais e eventos culturais) da sociedade douradense, o Parque Antenor Martins e o Parque Arnulfo Fioravanti. Entre os principais agravantes identificados nesses lagos estão a falta de mata ciliar e a poluição, provocada pelo despejo de lixo e esgoto doméstico, evidenciados pela falta de políticas e ações públicas eficientes em torno desse tema. Sendo assim, objetivou-se biomonitorar a qualidade da água desses parques. Para isso, realizou-se a coleta no mês de Agosto de 2011 em 3 pontos no Lago do Parque Antenor Martins e 4 pontos no Lago do Parque Arnulfo Fioravanti. A água foi coletada a uma profundidade de 20 cm em frascos esterilizados de 500 mL e transportada sobre refrigeração. A análise microbiológica de coliformes seguiu-se pela técnica dos tubos múltiplos, onde pipetou-se 1 ml da amostra de água assepticamente, homogeneizado em 9 ml de solução salina esterilizada durante dois minutos, obtendo-se a diluição inicial de 10-1 e posteriormente tendo a diluição seriada 10-2 e 10-3. Em seguida passou-se 1 ml da diluição para cada série de três tubos de caldo Lauril Triptose, incubando a 35-37°C por 24-48 horas. Após esta etapa, considerou-se como resultado positivo, os tubos com crescimento e produção de gás, que foram então alçados para o Caldo Verde Brilhante (Coliformes Totais) e para o Caldo EC (Coliformes Termotolerantes). Para as análises estatísticas empregou-se o método do Número Mais Provável (NMP), observando-se os seguintes resultados para o Lago do Parque Antenor Martins: Coliformes totais : PT 1 N=29; PT 2 N=15 e PT 3 N= 15, e Coliformes termotolerantes PT 1 N=23; PT 2 N=15; PT 3 N= >3. Em relação ao Parque Arnulfo Fioravanti: Coliformes totais PT 1 N=460; PT 2 N=93; PT 3 N=1.100; PT 4 N= <2.400, e Coliformes termotolerantes PT 1 N=15; PT 2 N=9; PT 3 N=15; e PT 4 N=23. Na análise comparativa dos resultados verificou-se que no Lago do Parque Antenor Martins o número de microrganismos não excedeu os 200 NMP/mL, que é o parâmetro estabelecido pelo CONAMA 357/2005, já no Parque Arnulfo Fioravanti os pontos 1, 3 e 4 da análise de Coliformes totais excederam esse valor. Sendo assim, foi possível observar-se que esses parques urbanos sofrem com a interferência humana, e que, por se tratarem de Áreas de Preservação Ambiental, as normas do Plano de Manejo para estes parques deveriam ser cumpridas, pois a conservação da biota e da nascente, presentes nesses parques, são fundamentais para a qualidade da água, visto que esses fatores interferem diretamente na capacidade de depuração da água dos lagos e posteriormente dos córregos por onde ela percorre.


Palavras-chave:  Avaliação Ambiental, Coliformes, Urbanização