XXI ALAM
Resumo:827-2


Poster (Painel)
827-2ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO ANATOMOPATOLÓGICA EM OVOS EMBRIONADOS DE ADENOVÍRUS AVIÁRIO DO GRUPO 1 ASSOCIADO À HEPATITE EM GALINHAS E MORTALIDADE EMBRIONÁRIA EM NASCEDOUROS.
Autores:Luis Fabian Nuñez Naranjo (FMVZ - USP - Facultad de Medicina Veterinaria Universidade de São Paulo) ; Silvana Hipatia Santader Parra (FMVZ - USP - Facultad de Medicina Veterinaria Universidade de São Paulo) ; Elena Mettifogo (LABORATTI - Laboratti-Diagnóstico Veterinário) ; Claudete Serrano Astolfi Ferreira (FMVZ - USP - Facultad de Medicina Veterinaria Universidade de São Paulo) ; Antonio José Piantino Ferreira (FMVZ - USP - Facultad de Medicina Veterinaria Universidade de São Paulo)

Resumo

A hepatite por corpúsculos de inclusão é causada por adenovírus aviário do grupo 1 (FAdV-1). A doença apresenta distribuição mundial, no entanto ainda não havia sido descrita no Brasil. A doença atinge principalmente aves jovens produzindo alta mortalidade e caracteriza-se por lesões hepáticas. O objetivo deste estudo foi isolar o vírus em ovos embrionados SPF e caracterizar macroscopicamente as lesões provocadas por este após a inoculação de amostra obtida de galinhas com hepatite ou de ovos/pintinho com alta mortalidade embrionária nos nascedouros. Foram utilizadas amostras provenientes de nascedouros (n=10) e de lotes de aves comerciais com alta mortalidade e suspeita de hepatite (n=11). As amostras positivas no PCR para o FAdV-1 foram inoculadas em ovos embrionados de galinha (SPF) no 7º dia de incubação, via saco da gema. Observou-se mortalidade embrionária e alterações macroscópicas como hemorragias, edema, deformidades, aspecto gelatinoso e nanismo. Alguns embriões apresentavam-se aparentemente normais, mas na avaliação interna foram determinadas lesões caracterizadas como zonas amareladas localizadas principalmente nas bordas do fígado, sendo descritas como hepatite multifocal. As membranas corio-alantoides apresentaram opacidade, placas esbranquiçadas e a presença de vesículas. A confirmação do isolamento viral foi realizada através de PCR orientado à amplificação do gene Hexon do vírus. As alterações macroscópicas e o diagnóstico molecular por PCR confirmaram o isolamento do FAdV-1. As alterações macroscópicas observadas nos embriões poderão auxiliar no diagnóstico anatomopatológico do FAdV-1 em embriões quando associada à técnica de PCR. As alterações provocadas pelo vírus poderão colaborar no diagnóstico e detecção viral, embora estas alterações sejam semelhantes àquelas produzidas por outros vírus quando inoculados. No entanto, as lesões hepáticas (hepatites multifocal) podem ser consideradas patognomônicas do FAdV-1. Os resultados encontrados demonstraram a presença e disseminação vertical do FAdV-1 associado à hepatite por corpúsculos de inclusão nos lotes de galinhas comerciais, no Brasil.


Palavras-chave:  Adenovírus Aviário, Corpúsculos de inclusão, Hepatite, Isolamento viral - PCR, Ovos embrionados