XXI ALAM
Resumo:827-1


Poster (Painel)
827-1IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE PARVOVÍRUS (ChPV) EM AVES COMERCIAIS COM PROBLEMAS ENTÉRICOS NO BRASIL.
Autores:Luis Fabian Nuñez Naranjo (USP - Faculdade Medicina Veterinária - Universidade de São Paulo) ; Silvana Hipatia Santander Parra (USP - Faculdade Medicina Veterinária - Universidade de São Paulo) ; Elena Mettifogo (LABORATTI - Laboratti-Diagnóstivo Veterinario) ; Claudete Serrano Astolfi Ferreira (USP - Faculdade Medicina Veterinária - Universidade de São Paulo) ; Antonio José Piantino Ferreira (USP - Faculdade Medicina Veterinária - Universidade de São Paulo)

Resumo

Os distúrbios entéricos são responsáveis por perdas econômicas significativas à avicultura nacional e mundial. Vários agentes etiológicos estão envolvidos nos distúrbios entéricos em aves, como bactérias, fungos, protozoários, vírus e as associações entre estes. No entanto, a etiologia não é bem conhecida, assim como a interação entre os agentes infecciosos. Vários vírus foram relacionados com os distúrbios entéricos como astrovírus, coronavírus, rotavírus, reovírus e outros. Recentemente, identificou-se o parvovírus de galinha (ChPV) em lotes comerciais de galinhas com sinais de doença entérica. O objetivo deste trabalho foi identificar o parvovírus de galinhas (ChPV) em lotes comercias de galinhas com sinais clínicos. Amostras de fezes e intestinos (n=268) de aves com diarreia e alta mortalidade, provenientes de diferentes regiões avícolas foram examinadas para a presença do ChPV mediante o uso da técnica de PCR orientada à amplificação do gene NS1 do vírus.O estudo mostrou que 14% das amostras analisadas apresentaram a ocorrência do parvovírus de galinha (ChPV). As amostras positivas foram purificadas, seqüenciadas e comparadas no BLAST, ocorreu uma homologia de 100% com as amostras já existentes no GenBank. Não foi possível se correlacionar os sinais clínicos de doença entérica e a presença do ChPV. Dessa forma, ensaios de patogenicidade terão que ser realizados para se determinar se o vírus é capaz de desenvolver a doença. No presente estudo se detectou a presença do parvovírus de galinhas nos lotes de aves comerciais no Brasil e seu possível envolvimento nas doenças entéricas, sendo esta a primeira descrição de ChPV na avicultura brasileira. Assim, estes resultados também contribuem com dados da prevalência do vírus e reforça o conceito de que os vírus entéricos estão presentes na avicultura nacional.


Palavras-chave:  Diagnostico viral, Doença entérica, Parvovirus de Galinha, PCR, Vírus Entéricos