XXI ALAM
Resumo:824-1


Poster (Painel)
824-1EFEITO CITOTÓXICO E HEMOLÍTICO PRODUZIDOS POR ISOLADOS UROPATOGÊNICOS DE Proteus spp. PORTADORES DOS GENES hpmA E pta
Autores:Marilucia Santos Ludovico (UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR) ; Silvia Emanuelle Cestari (UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR) ; Sérgio Paulo Dejato da Rocha (UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR) ; Jacinta Sanches Pelayo (UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR)

Resumo

Proteus spp, esta associado a infecções do trato urinário, afetando principalmente pacientes com cateter de demora e indivíduos com anomalias no trato urogenital. Entre os fatores de virulência produzidos por este patógeno encontram-se a hemolisina HpmA, associada a célula, cálcio independente, formadora de poro, codificada por dois genes hpmA e hpmB e a citotoxina Pta, cálcio dependente, protease alcalina, codificada pelo gene pta. Estas duas citotoxinas possuem atividades independentes, porém juntas potencializam a citotoxicidade de Proteus. A investigação destas duas citotoxinas foi realizada em 241 isolados de Proteus spp uropatogênicos através da amplificação dos genes pela PCR, testes de citotoxicidade em células Vero com sobrenadante filtrado da cultura e teste de hemólise com hemácias lavadas de carneiro usando a cultura bacteriana com 18 horas de crescimento. Dos 241 isolados, 98 apresentaram os genes hpmA e pta, com efeito citotóxico em células Vero e hemólise em hemácias de carneiro; 122 isolados apresentaram os genes hpmA e pta, e destes, 58 causaram efeito citotóxico somente em células Vero, 35 hemolisaram hemácias de carneiro sem lisar células Vero e 29 não hemolisaram hemácias e não apresentaram nenhum efeito citotóxico em células Vero; 2 isolados apresentaram apenas o gene hpmA e o expressou; 4 isolados apresentaram apenas o gene hpmA, mas não causaram efeito hemolítico; 14 isolados apresentaram apenas o gene hpmA porém, causaram efeito citotóxico em células Vero e apenas 5 causaram efeito hemolítico em hemácias de carneiro. O gene pta não foi encontrado em todos os isolados de Proteus spp. O efeito citotóxico observado nas células Vero por 14 isolados que apresentaram somente o gene hpmA pode ser atribuído a uma nova proteína com efeito citotóxico que esta sendo investigada.


Palavras-chave:  Proteus spp., gene HpmA, gene pta, hemolisina, efeito citotóxico