XXI ALAM
Resumo:813-3


Poster (Painel)
813-3AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE TRÊS FENILCARBAMATOS SOBRE MICRORGANISMOS DE INTERESSE CLÍNICO.
Autores:Jorge Eduardo Guimarães Pereira Filho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / FAMED - Faculdade de Medicina) ; Kelly Fernanda Seára da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Estanislam Paulo Silva Lopes (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Dennis de Oliveira Imbroisi (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Ana Maria Queijeiro López (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia)

Resumo

A preocupação com o crescente surgimento de estirpes de microrganismos multirresistentes motiva a indústria farmacêutica a uma constante busca por substâncias alternativas com propriedades antimicrobianas. A pesquisa dessa atividade em carbamatos sintetizados em laboratório com uso consagrado para outros fins, tem se mostrado promissora, ainda que existam muito poucos resultados de bioensaios registrados nos bancos de dados internacionais para moléculas específicas, como os fenilcarbamatos. Estes se apresentam como bons inibidores da acetilcolinesterase, daí seu interesse terapêutico no tratamento da doença de Alzheimer e no combate a pragas (inseticidas), ou ainda, inibidores de enzimas essenciais à síntese de peptidoglicano – um componente da parede bacteriana. Este trabalho visou avaliar o potencial de 3 diferentes fenilcarbamatos (fenil-N-metilcarbamato, m-cresil-metilcarbamato e hidrocardanol-metilcarbamato) contra 5 microrganismos de interesse clínico (Candida albicans, Escherichia coli, Klebsiella sp., Pseudomonas aeruginosa e Salmonella typhimurium). Duas soluções de cada um dos carbamatos em Dimetilsulfóxido (DMSO a 10 e 20 mg.mL-1) foram utilizadas nos antibiogramas. As células de culturas (24 h) de cada microrganismo foram suspendidas em água estéril de modo a renderem concentrações (avaliadas por turbidimetria) de cerca de 108células.mL-1. As triplicatas das culturas “pour plate” para os antibiogramas (método de disco-difusão) foram preparadas de modo a acrescentar alíquotas de cada inóculo rendendo uma concentração final de 105células.mL-1 de meio. Como controle positivo foram utilizados discos de papel de filtro contendo 25µg de ofloxacina para as bactérias e de 50 µg de fluconazol para a levedura; como controle negativo, foram utilizados discos contendo 10 µL de DMSO; e como testes, discos com 10µL de uma das 3 soluções em duas séries de concentrações diferentes, totalizando 5 discos por placa e 15 placas por série. As culturas foram incubadas a 32°C ao abrigo da luz e os halos de inibição avaliados após 48 h. Não ocorreu inibição dos microrganismos utilizados por nenhum dos carbamatos nas concentrações testadas, isto é, até 8 vezes superiores às dos antibióticos utilizados como controle positivo, o que inviabilizaria o seu uso clínico como alternativa terapêutica.


Palavras-chave:  Antibiogramas, Fenilcarbamatos, Inibidores da acetilcolinesterase, inibidores da síntese enzimática, Resistência microbiana