XXI ALAM
Resumo:813-1


Poster (Painel)
813-1PROSPECÇÃO DE MICRORGANISMOS COM POTENCIAL ATIVIDADE ENZIMÁTICA ORIUNDOS DE SOLO ARENOSO DE RESERVA DE MATA ATLÂNTICA.
Autores:Janaina Magda de Oliveira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Elane Cristina Lourenço dos Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Kelly Fernanda Seára da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; Ana Maria Queijeiro López (UFAL - Universidade Federal de Alagoas / IQB - Instituto de Química e Biotecnologia)

Resumo

Os solos arenosos possuem baixa capacidade de reter água, pois possuem boa aeração, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos aeróbios. Este trabalho buscou isolar, identificar e caracterizar enzimaticamente microrganismos oriundos de solo arenoso de reserva de Mata Atlântica do litoral sul do Estado de Alagoas, com o título de Reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A amostra de solo foi obtida no horizonte A de uma reserva de Mata Atlântica localizada no município de Coruripe/AL (120 Km de Maceió-AL) e transportada em recipiente plástico esterilizado para o Laboratório de Bioquímica do Parasitismo e Microbiologia Ambiental (LBPMA)campus Maceíó-UFAL. Realizou-se, então, a suspensão desse solo em água estéril (1:10 m/v) e, em seguida, uma alíquota (0,1 mL) dessa suspensão foi adicionada em meio ágar Nutriente (AN) contido em placas de Petri. O material foi incubado por 48h ao abrigo da luz e a ±28°C. Após este período, colônias de bactérias macro-morfologicamente distintas foram isoladas e inoculadas no meio AN, para posterior caracterização bioquímica e detecção de atividades enzimáticas extracelulares (em meio sólido) para a hidrólise ou oxidação, respectivamente de amido (0,2% de amido solúvel em AN), xilano (20g de papel picotado e triturado em liquidificador em 1L de água estéril e 15g de ágar), proteínas (0,4% de gelatina em AN), e de ácido gálico (0,5% de ácido gálico em AN), após um período de incubação de cinco dias nas condições acima mencionadas e através da mensuração de diâmetros das colônias e de halos claros ao redor delas. A identificação taxonômica de bactérias foi efetuada conforme o manual Bergey’s (1999). Assim, no solo estudado foram isoladas, identificadas e caracterizadas enzimaticamente dez colônias (C1-C10) pertencentes aos gêneros Lactobacillus, Clostridium, Bacillus, Mycobacterium, Neisseria e Shigella, sendo que exceto Clostridium, Mycobacterium e Shigella, todos apresentaram as atividades enzimáticas testadas. Estes últimos, no entanto, não degradaram compostos fenólicos nem xilano, e os isolados do gênero Neisseria, Bacillus e Lactobacillus apresentaram um maior potencial enzimático para degradar compostos presentes em efluentes agroindustriais, podendo ser explorado em futuros estudos de enzimologia e de biorremediação.


Palavras-chave:  amido, biorremediação, celulose, lignina, solo arenoso