XXI ALAM
Resumo:802-2


Poster (Painel)
802-2Perfil de resistência antimicrobiana in vitro de Staphylococcus spp. isolados de rebanhos leiteiros do agreste Alagoano
Autores:Maria Raquel Correia Barros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Danielle Almeida Soares (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Sampaio de Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Karla Patrícia Chaves de Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Alisson Rogério dos Santos Torres (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Mariana Ferreira do Amaral (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Simões do Amaral Alves (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; José Wilton Pinheiro Júnior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A mastite é a uma das enfermidades que mais acometem o rebanho leiteiro, caracterizada pela inflamação da glândula mamária. Um dos principais agentes infecciosos da mastite são Staphylcoccus spp., responsáveis pelo crescente aumento no padrão de resistência. Objetivou-se com esse estudo avaliar o perfil de resistência antimicrobiana de Staphylococcus spp isolados de rebanhos leiteiros do agreste Alagoano. Analisou-se um total de 90 isolados de Staphylococcus spp. 29% classificados em Staphylococcus Coagulase Positiva (26/90) e 71% em Coagulase Negativa (64/90). Foi avaliado o perfil de sensibilidade antimicrobiana. Utilizaram-se sete antimicrobianos para o teste de difusão em discos: Enrofloxacina, Neomicina, Gentamicina + Amoxicilina, Bacitracina, Ceftiofur, Tetraciclina e Penicilina + Novobiocina. Com relação aos Staphylococcus coagulase positiva, observou-se melhor eficácia dos antibióticos enrofloxacina e ceftiofur com percentuais de 57,7% e 73,1% de sensibilidade. Quanto aos Staphylococcus Coagulase Negativa observou-se maior sensibilidade aos antibióticos enrofloxacina (57,8%), tetraciclina (40,6%) e ceftiofur (39%). 100% dos SCP e 96,9% dos SCN foram resistentes à bacitracina. Com relação à neomicina, observou-se maior índice de sensibilidade intermediária, com 57,7% e 60,9% para SCP e SCN respectivamente. Em relação às associações de antibióticos gentamicina + amoxicilina e penicilina + novobiocina, observaram-se um percentual de resistência para os SCP de 53,8% e 92,3%, e para os SCN de 76,5% e 96,9%. Conclui-se com este estudo que ocorreu resistência de Staphylococcus spp. a antimicrobianos. Torna-se necessário a diminuição do uso indiscriminado de antibióticos sem a realização de testes preliminares de sensibilidade “in vitro”, para evitar tratamentos inadequados e o desenvolvimento de resistência microbiana.


Palavras-chave:  antibiótico, resistente, leite