XXI ALAM
Resumo:800-1


Poster (Painel)
800-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO (Origanum vulgare) PARA APLICAÇÃO NO SETOR DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS.
Autores:Flávia Debiagi (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Giovana Carolina Bodnar (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Gerson Nakazato (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Renata Katsuko Takayama Kobayashi (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Suzana Mali (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Na ultima década, houve um aumento significativo em pesquisas utilizando embalagens biodegradáveis como matrizes dos mais diversos antimicrobianos naturais. Esses materiais demonstraram-se uma ferramenta útil para proteger os alimentos da deterioração e do crescimento de patógenos. Os óleos essenciais (OE) são compostos GRAS (Generally Recognized as Safe – Geralmente Reconhecido como Seguro), por isso são utilizados como aromatizantes em alimentos e bebidas. O OE de orégano apresenta potencial inibitório frente a bactérias Gram positivas e Gram negativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade bacteriana do óleo essencial de orégano frente às bactérias Staphylococcus aureus ATCC 6538, Bacillus cereus, Escherichia coli ATCC 8739, Salmonella entérica subsp. entérica serovar Typhimurium (S. Typhimurium) ATCC 14028 e a sua concentração inibitória mínima (CIM). Para a análise antimicrobiana foi utilizada a técnica de disco-difusão, na qual aproximadamente 1,5x108 UFC mL-1 dos micro-organismos, S. aureus, B. cereus, E. coli e S. Typhimurium foram semeados em superfície em placas contendo Agar Mueller-Hinton. O óleo essencial de orégano (Origanum vulgare) (Fornecido pela Ferquima, Origem: Moldavia) foi impregnado em discos esterilizados nas quantidades de 1, 2, 5 e 10 g. As placas foram incubadas a 36,5 ± 0,5 ºC, por 18 a 24 h. Os diâmetros dos halos de inibição formados foram mensurados em milímetros. Para a determinação da CIM utilizou-se a técnica de microdiluição em caldo usando placas de 96 poços. Os diâmetros dos halos de inibição para S. aureus variaram de 20 a 60 mm, para B. cereus de 35 a 39 mm, para E. coli de 10 a 30 mm e S. Typhimurium de 17 a 30 mm. Observou-se que para todas as bactérias o diâmetro do halo de inibição foi diretamente proporcional à quantidade de óleo essencial de orégano utilizado. A CIM encontrada foi de 0,625 μg/mL para S. aureus e B. cereus e de 1,25 μg/mL, para E. coli e S. Typhimurium. O OE de orégano apresentou efeito antimicrobiano para todas as bactérias testadas, sendo que as bactérias gram-positivas (S. aureus e B. cereus) mostraram-se mais sensíveis em ambos os testes. O OE de orégano apresentou efeito inibitório satisfatório podendo ser utilizado para obtenção de embalagens biodegradáveis ativas.


Palavras-chave:  Atividade bacteriana, Óleo essencial de orégano, Embalagens ativas, Embalagens biodegradáveis