XXI ALAM
Resumo:793-2


Poster (Painel)
793-2POTENCIAL DE SOLUBILIZAÇÃO DE FÓSFORO in vitro POR ESPÉCIES DE Penicillium E Aspergillus ISOLADAS DE SOLO DE SISTEMA AGROFLORESTAL.
Autores:Marina Alessandra Gomes de Araújo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco,Departamento de Micologia) ; Phelipe Manoel Oller Costa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco,Departamento de Micologia) ; Maria José Fernandes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco,Departamento de Micologia) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco,Departamento de Micologia) ; Elaine Malosso (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco,Departamento de Micologia)

Resumo

A presença e o uso de micro-organismos, em especial os fungos solubilizadores de fosfato ou o manejo de suas populações no solo, constituem alternativas para a melhoria do suprimento de fósforo para as plantas, evitando o uso de fertilizantes e contribuindo para a manutenção dos Sistemas Agroflorestais. Dentre os gêneros de fungos, Penicillium e Aspergillus são considerados os mais eficientes no processo de solubilização de fosfato, no entanto, o potencial de solubilização do fosfato varia de acordo com a espécie estudada. Assim, objetivou-se isolar e avaliar in vitro a solubilização de fosfato por espécies de Aspergillus e Penicillium. A pesquisa foi realizada em uma área de Sistema Agroflorestal, localizada no município de Abreu e Lima - PE. Foram realizadas duas excursões ao campo (agosto/2011 e novembro/2011). Em cada excursão, foram coletadas 10 amostras compostas de solo. O isolamento foi realizado pela técnica da diluição seriada. Após crescimento, as colônias foram repicadas até obtenção de colônias axênicas e identificados na Coleção de Culturas Micoteca URM, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. De cada espécie identificada de Penicillium e Aspergillus foi separado um indivíduo para ser testado quanto à solubilização do fosfato de cálcio. A confirmação da atividade proteolítica em placa foi baseada no halo de degradação dos substratos através do Índice de Relação Enzimática. No total foram isoladas 17 espécies de Penicillium e 6 de Aspergillus. Das 23 espécies testadas, apenas Aspergillus aculeatus e Penicillium simplicissimum não apresentaram o halo de solubilização de fosfato de cálcio. Os maiores valores de IRE foram encontrados para Penicillium waksmanii, seguido de Penicillium sclerotiorum, Penicillium corylophilum e Aspergillus terricola f. indicus. O potencial de solubilização dos isolados fúngicos, variou de acordo com a espécie estudada, sendo os maiores valores observados para as espécies de Penicillium. Os resultados indicam que estes fungos desempenham papel importante para a fertilidade do solo no Sistema Agroflorestal.


Palavras-chave:  Atividade enzimática, Eurotiomycetes, Fertilidade do solo, Fosfatase, Fungos