XXI ALAM
Resumo:791-1


Poster (Painel)
791-1PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR Neisseria gonorrhoeae EM AMOSTRAS DE URINA DE PRIMEIRO JATO DE PROFISSIONAIS DO SEXO NA CIDADE DE CARUARU-PE
Autores:Sibele Ribeiro de Oliveira (ASCES - Faculdade Asces) ; Aline Ransuely Ribeiro da Costa (ASCES - Faculdade Asces) ; José Edson de Queiroz (ASCES - Faculdade Asces) ; Marco Aurélio Fernandes de Araújo (ASCES - Faculdade Asces)

Resumo

Introdução: A Neisseria gonorrhoeae é transmitida por contato sexual ou perinatal, contaminando as membranas mucosas do trato genital inferior e menos frequentemente aquelas do reto, orofaringe e conjuntiva. Apresenta alta contagiosidade, sendo o homem um reservatório e uma fonte de infecção. Em mulheres, a doença é mais insidiosa, sendo pouco perceptíveis seus sintomas, podendo haver dor abdominal proveniente de complicações com a doença inflamatória pélvica. A prostituição e o homossexualismo encontram-se como fatores importantes na disseminação da doença. O presente estudo realizou, a nível regional, investigação da prevalência de infecção por N. gonorrhoeae em amostras de urina de primeiro jato de profissionais do sexo da cidade de Caruaru/PE. Material e Métodos: Através de um estudo de prevalência, 150 amostras foram obtidas no período de fevereiro a dezembro de 2011, sendo a população referida encontrada em bordéis, onde foram orientadas, antes da coleta, quanto à importância do trabalho. Após centrifugação do material, o mesmo era utilizado para realização de bacterioscopia pelo Gram e semeio nos meios de cultura Ágar Sangue de Carneiro e Ágar Thayer-Martin. Para confirmação da N. gonorrhoeae, foi realizado o teste do consumo dos açucares, onde a espécie em questão utiliza apenas a glicose. Discussão dos resultados: Na coloração de Gram, foram encontradas 47 mulheres com bactérias Gram positivas e em 16 houve presença de bactérias Gram negativas. Além disso, foi verificada também a presença de leveduras em 31 mulheres. No isolamento bacteriano, não houve indícios de crescimento da espécie N. gonorrhoeae, entretanto, foram isoladas as espécies Enterobacter cloacae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli. Um dado importante a ser relatado é o fato de 100% das mulheres terem relatado usar preservativos como contraceptivo. De acordo com dados fornecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Caruaru, as profissionais do sexo, localizadas em bordéis, têm um índice de 0% para HIV, visto o acompanhamento efetivo no que se refere a assistência psicológica, palestras e distribuição de preservativos. Conclusão: Os dados obtidos evidenciam que as medidas preventivas, adotas pelas profissionais do sexo da cidade de Caruaru- PE, são consistentes, refletindo assim na negatividade da Neisseria gonorrhoeae nas amostras analisadas.


Palavras-chave:  Neisseria gonorrhoeae, Profissionais do sexo, urina de primeiro jato