XXI ALAM
Resumo:787-2


Poster (Painel)
787-2DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS, ESCHERICHIA COLI E METAIS NA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTRO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA.
Autores:Tatiane das Neves Burgos (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Paulo Alfonso Schuroff (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Cristiane Silveira (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Nicole Ribeiro de Lima (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Claci Sandra Stenpiniak (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Emília Kiyomi Kuroda (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Jacinta Sanchez Pelayo (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A água de lavagem de filtro (ALF) é parte integrante dos resíduos de uma estação de tratamento de água (ETA) junto com o lodo dos decantadores. A ALF produzida pode representar 5% ou mais do volume de água tratada sendo descartada em corpos hídricos, sem tratamento, o que pode provocar danos ambientais, ou na rede de esgoto, ou ainda, recirculada na estação. Objetivou-se realizar a caracterização microbiológica da ALF através dos indicadores coliformes totais e Escherichia coli em três coletas de duas ETAs (A e B) em Londrina-PR e realizar a pesquisa dos metais Alumínio dissolvido, Cádmio total, Chumbo total, Cobre dissolvido, Cromo total, Ferro dissolvido, Fósforo total, Manganês total, Níquel total e Zinco total em uma das coletas de cada ETA, em um laboratório de referência. O número mais provável de micro-organismos (NMP)/100 mL encontrados na coleta 1 da ETA-A foi 4,8x102 coliformes e 8,6x101 E. coli; na coleta 2 foi 2,9x103 coliformes e ausência de E. coli; na coleta 3 foi 2,4x105 coliformes e 3,1x103 E. coli. Para a ETA-B, o NMP/100 mL obtido na coleta 1 foi 1,3 x101 coliformes e ausência de E. coli e nas coletas 2 e 3 nenhum dos micro-organismos indicadores foram encontrados. Os metais identificados na ETA-A foram: Al dissolvido 0,092 mg/L, Cu dissolvido 0,038 mg/L, P total 1,708 mg/L, Mn total 0,969 mg/L, e Zn total 0,47 mg/L, entretanto, não foram encontrado os seguintes metais: Ni total, Cd total, Pb total, Cr total e Fe dissolvido. Para ETA-B foram encontrados: Al dissolvido 0,201 mg/L, Pb total 0,179 mg/L, Cu dissolvido 0,040 mg/L, Cr total 1,177, Fe dissolvido 0,334 mg/L, P total 0,125 mg/L, Mn total 1,482 mg/L e não foram encontrado Ni total, Zn total e Cd total. Na ETA-A observou-se que apenas na coleta 3 a contaminação microbiológica está acima dos padrões que a CONAMA 357/2005 estabelece para os corpos de água doce de classe 1 e 2. Já na ETA-B justifica-se o menor índice de contaminação da coleta 1, seu enquadramento e ausência dos indicadores nas coletas 2 e 3 devido a pré-cloração realizada. Para a ETA-A os metais Cu e P não se enquadraram e na ETA-B os metais Al, Cu, P e Mn. A contaminação microbiológica na ALF foi menor comparada a estudos feitos com lodo já que ele é mais concentrado, porém os filtros são lavados mais frequentemente e se esses volumes de água, não forem recuperados, representam danos ambientais e perdas à estação.


Palavras-chave:  Estação de tratamento de água, água de lavagem de filtros, coliformes, Escherichia coli, metais