XXI ALAM
Resumo:779-2


Poster (Painel)
779-2OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UMA LIPASE ALCALINA SECRETADA POR UM ISOLADO NÃO-CLÍNICO DE Candida parapsilosis
Autores:Rodolfo Krüger da Câmara Ribas (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Diórgenes dos Santos Carboni (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Belize Rodrigues Leite (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Simone Hickmann Flôres (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Marilene Henning Vainstein (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Patricia Valente da Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Lipases (E.C. 3.1.1.3) são serina-hidrolases e agem em sobre ésteres de ácidos graxos de cadeia curta. Elas exibem atividade específica e enantiosseletiva, e sendo assim, há vasto interesse para a indústria, como limpeza de papel e couro, emulsão de óleos e gorduras, transesterificação de biodiesel e outros. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de lipase em leveduras selvagens e otimizar a sua produção em uma linhagem selecionada, bem como caracterizar esta enzima. Uma varredura inicial foi realizada em placas de Tween 80 e Ágar-óleo. Leveduras com crescimento positivo foram então cultivadas em meio mínimo sob agitação, suplementado com óleo de soja, e o sobrenadante teve a sua atividade enzimática testada sobre p-nitrofenil palmitato (pNPP). Foram testadas 133 linhagens provenientes de diferentes substratos, e treze apresentaram uma atividade lipolítica significativamente alta em comparação com as demais (p <0,001). Otimizações preliminares mostram condições ótimas de secreção da enzima produzida pela levedura selecionada, Candida parapsilosis QU110, em meios de cultura com pH inicial em torno de 6,0, contendo triptona e óleo de oliva como fontes de nitrogênio e carbono, respectivamente. O extrato com células evidencia a presença de lipases aderidas. O extrato bruto (sobrenadante livre de células) apresenta estabilidade a surfactantes não-iônicos e n-hexano, mas não a etanol ou metanol. Em testes elaborados por design fatorial fracionado de Placket Burman, a levedura QU110 exibe tendências de secreção da lipase sob influência positiva de YNB e Tween 20, e influência negativa da temperatura. Condições ótimas de atividade da enzima, avaliadas pela metodologia de superfície de resposta, a partir de design fatorial por componente central, foram observadas a 36°C e pH 8,0.


Palavras-chave:  Lipase, Candida parapsilosis, p-nitrofenil palmitato, Bioprospecção