XXI ALAM
Resumo:777-2


Poster (Painel)
777-2Associação entre contagem de células somáticas (CCS) e a presença de estafilococos coagulase positiva e negativa isolados em casos de mastite bovina
Autores:Felipe de Freitas Guimarães (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Anelise Salina (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Raissa Vasconcelos Cavalcante (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Paula Isabel Trigo Mancilla (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Benedito Donizete Menozzi (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Helio Langoni (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho")

Resumo

A mastite constitui o problema mais sério nos rebanhos leiteiros, acarretando prejuízos econômicos, redução na produção, comprometimento na qualidade do leite, honorários veterinários, descarte precoce dos animais e grave problema de Saúde Pública. Nos processos inflamatórios, as células somáticas, migram do sangue para o interior da glândula mamária. A resposta inflamatória é constituída de 80 a 90% por células polimorfonucleares neutrófilos, detectáveis três horas após o início do processo inflamatório. A contagem de células somáticas (CCS) é um importante indicador para o monitoramento da qualidade do leite e da saúde da glândula mamária, empregada como parâmetro das características qualitativas e higiênicas do leite. O objetivo do estudo foi associar a CCS com intensidade da inflamação. Foram coletadas amostras de dez propriedades leiteiras de cinco diferentes regiões do estado de São Paulo. A identificação de SCN foi pelo método de Kloos & Scheifler (1975). Cepas de refência foram utilizadas como controle. Foram analisados os resultados de CCS de amostras de leite de 263 casos de mastite. Comparou-se as CCS dos 128 casos de mastite por SCN com a CCS dos 135 casos SCP. Pode-se observar, que os valores máximos de CCS detectados em ambos os grupos foram semelhantes, de 8.633,0 x 10³ células/mL em SCN e 8.650,0 x 10³ células/mL em SCP. Também se avaliou a intensidade da infecção quanto ao número de colônias, mostrando que a intensidade da infecção refletiu no processo inflamatório (P<0,001). Ao se comparar os resultados da CCS entre as 14 espécies de SCN isoladas não se verificaram diferenças estatísticas entre elas. Os resultados permitiram observar o impacto na qualidade do leite, uma vez que várias espécies apresentaram valores de CCS superiores ou próximas a um milhão de células somáticas por mililitro de leite. Na espécie S. hominis detectou-se uma média de CCS superior a dois milhões de células somáticas por mililitro de leite e somente duas espécies mostraram médias de CCS inferiores a 400.000 células/mL, valor considerado limite para leite de qualidade em alguns países. A elevação da CCS, parâmetro nacional e internacional de qualidade do leite foram semelhantes em ambos os grupos demonstrando a capacidade dos SCN suscitarem processo inflamatório de elevada intensidade.


Palavras-chave:  mastite bovina, CCS, espécies de SCP e SCN, saúde pública