XXI ALAM
Resumo:775-1


Poster (Painel)
775-1AÇÃO ANTIFÚNGICA COMBINADA DE FÁRMACO DE USO CONVENCIONAL EM ESQUEMAS TERAPÊUTICOS E BIOATIVOS VEGETAIS SOBRE Candida spp.
Autores:Marina Cusinato (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Roberta Ribeiro Carvalho (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Kris Simone Tranches Dias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Marcelo Henrique dos Santos (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Claudio Viegas Junior (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Amanda Laterciatranches Dias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

Introdução: Os fungos do gênero Candida spp. constituem um grupo de leveduras que podem estar envolvidas na etiologia de algumas infecções fúngicas de elevada prevalência no Brasil. A candidíase apresenta-se como infecção fúngica superficial ou profunda. Os fármacos usados na terapêutica desta doença muitas vezes apresentam eficácia limitada, o que restringe o tratamento. A procura por novos agentes antifúngicos a partir de fontes naturais vem sendo intensificada, tendo como base a Etnofarmacologia. Materiais e Métodos: Avaliou-se a ação antifúngica combinada, pela metodologia de microdiluição em chequerboard de bioativos de origem vegetal e fluconazol. A análise dos resultados foi realizada calculando-se a concentração inibitória fracionada (FIC) de cada substância individualmente e a classificação da associação foi baseada no resultado da somatória dos FICs individuais sendo, sinergismo (ΣFIC ≤ 0,5), antagonismo (ΣFIC ≥ 4,0), efeito aditivo (ΣFIC 0,5 - 1,0) ou nenhuma interação (ΣFIC >1,0 - 4,0). Discussão dos resultados: Os resultados obtidos demonstraram ação sinérgica de MHS1 e fluconazol para C. krusei (ATCC 6258) com destaque para a redução da CIM de fluconazol de 32µg/mL (isolada), para 0,25µg/mL (associada). Para C. glabrata (ATCC 90030), a CIM de fluconazol isolado passou de 2µg/mL a 0,5 µg/mL na associação com os derivados de MHS1 (LFQM 79, LFQM 80, LFQM 81). Conclusão: Estes resultados de ações sinérgicas revelam-se promissores ao indicar a possibilidade de administração combinada, com redução da concentração e consequentemente de possíveis efeitos colaterais, de fármacos de uso convencional em esquemas terapêuticos, como o fluconazol, e moléculas bioativas, desde que resguardada a ausência de citotoxicidade destas moléculas a humanos e animais. Agradecimentos: FAPEMIG.


Palavras-chave:  Candida spp., antifungico, bioativos vegetais, sinergismo