XXI ALAM
Resumo:763-2


Poster (Painel)
763-2AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE RIZOSFERA DA PLANTA LITORÂNEA Ipomoea pes-caprae (L.) R. Br
Autores:Aline Dayse da Silva (FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde) ; Thalita Pedon de Araújo (FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde) ; Caroline Louise Diniz Pereira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Flávia Patrícia Moraes (FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde) ; Ivana Gláucia Barroso Cunha (FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde) ; Janete Magali de Araújo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O solo é um grande habitat para micro-organismos heterotróficos, principalmente nas imediações das raízes das plantas (rizosferas) eles encontram os substratos que necessitam para sua proliferação. A Ipomoea pes-caprae, no Brasil é encontrada em todo litoral, é conhecida como salsa de praia e suas folhas são aplicadas caseiramente sobre furúnculos. O teste antimicrobiano foi feito pela técnica de bloco de gelose com 29 actinobacterias. Os micro-organismos teste utilizados foram linhagens do Laboratório da Coleção de Micro-organismos do Departamento de Antibióticos da UFPE. Foram eles: Candida albicans UFPEDA 1007, Bacillus subitilis UFPEDA 86 e ATCC 6633, Escherichia coli UFPEDA 224 e ATCC 25922, Staphylococcus aureus UFPEDA 02 e ATCC 6538 e isolado clínico de Staphylococcus aureus cepa 705 (Hospital das Clínicas-PE) com amplo perfil de resistência. O teste de bloco de gelose foi feito com os actinomicetos crescidos em forma de tapete e as suspensões microbianas a 0,5 Mac Farland a partir das culturas puras dos micro-organismos teste, foram utilizados meios Müller Hinton Ágar para as bactérias e Ágar Saboraund Dextrose para Cândida albicans. A levedura foi incubada a 30º C por 48 horas e as bactérias em estufa a 37ºC, por 24 horas. Das 29 actinobactérias testadas 27,5% apresentaram atividade para o S.aureus ATCC 6538, 24,1% para S. aureus (705) cepa resistente, 62% para o Bacillus subtilis ATCC 6633, e apenas 3,44% apresentaram atividade para Candida albicans UFPEDA 1007 e mais 3,44% para Escherichia coli ATCC 25922. Chama-se atenção para o S.aureus com amplo perfil de resistência. o isolado A94CZN(1)10-4 deu halo de inibição de 23mm para esse micro-organismo, em estudo de um Streptomyces isolado de sedimentos da Baía de Bengala em oceano da Índia, contra S. aureus resistente a meticilina, constatou que essa actinobactéria conseguiu área de inibição de 20mm e na pesquisa realizada com as actinobactérias isoladas da região entre-marés da ilha do mel, PR, Brasil, a maioria dos isolados de actinobactérias apresentou atividade contra bactérias patogênicas Gram positivas. Destas, destaca-se o isolado AD 3B 17, que apresentou atividade contra S. aureus (ATCC 25923) com perfil de resistência. Esses resultados corroboram para enfatizarmos que o ambiente marinho apresenta uma ampla diversidade de actinobactérias, com importantes atividades antimicrobianas.


Palavras-chave:  Rizosfera, Antimicrobiano, Actinobactéria