XXI ALAM
Resumo:758-1


Poster (Painel)
758-1Avaliação da atividade antimicrobiana de actinomicetos endofíticos contra bactérias Gram-negativas resistentes a beta-lactâmicos.
Autores:Tiele da Silva Carvalho (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Daniele Vargas de Oliveira (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Sueli Van Der Sand (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

Devido ao desenvolvimento de resistência pelos microrganismos frente aos antibióticos disponíveis para terapêutica, a descoberta de novos compostos ativos, e novas fontes destes, tem grande importância. Os actinomicetos endofíticos são um grupo de microrganismos que tem se mostrado como uma nova fonte de compostos com potencial atividade antimicrobiana. Este estudo tem como objetivos avaliar a atividade antimicrobiana de actinomicetos endofíticos contra bactérias Gram-negativas resistentes a beta-lactâmicos, e verificar a influência de diferentes fontes de carbono (sacarose, glicose, glicerol e meio amido-caseína) e tempos de incubação (7, 10 e 14 dias) na produção de compostos ativos. Para tanto, foram utilizados 2 actinomicetos endofíticos do gênero Streptomyces sp., isolados de tomateiro Lycopersicon esculentum, R(2) e R18(6), e 13 isolados bacterianos Gram-negativos, provenientes de água do Arroio Dilúvio (Porto Alegre/RS), que apresentam os genes de resistência a beta-lactâmicos blaTEM e blaSHV. Para avaliação da produção de compostos ativos, foi realizado o ensaio de dupla camada em meio ágar amido-caseína, e para a avaliação da atividade em diferentes fontes de carbono e tempos de incubação foi utilizado o ensaio de difusão em poço utilizando os extratos brutos livres de microrganismos. Os resultados foram analisados a partir da medição dos halos de inibição. O isolado R18(6) apresentou atividade contra todas as bactérias testes no ensaio de dupla camada. A maior atividade do R18(6) foi observada nos extratos produzidos a partir dos meios contendo glicose ou glicerol. Os extratos produzidos durante 7 dias de incubação apresentaram melhor atividade. A ação contra bactérias Gram-negativas beta-lactamases resistentes, é de suma importância, pois os compostos ativos contra estas são difíceis de serem encontrados devido à presença da membrana externa. Supõe-se, então, que a molécula produzida pelo R18(6) é capaz de permear a membrana externa ou agir desestabilizando-a. A ação contra estas bactérias também sugere que os metabólitos produzidos pelo R18(6) não apresentam a estrutura do anel beta-lactâmico que seria clivada pelas enzimas beta-lactamases. Assim, o isolado R18(6), quando crescido em meio de cultura contendo glicerol ou glicose, mostrou, após sete dias de crescimento, a capacidade de produzir metabólitos bioativos contra os microrganismos testes.


Palavras-chave:  Agentes antimicrobianos, Actinomicetos endofíticos, Streptomyces, Glicerol, Glicose