XXI ALAM
Resumo:757-1


Poster (Painel)
757-1Produção de Material Didático de Ensino em Microbiologia via Web
Autores:Hellem Cristina Silva Carneiro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Priscila Simão Costa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lara Ambrósio Leal Dutra (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Cristiano Silva de Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Robert Moreira Gandra (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Viviane Alves Gouveia (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fátima Soares Motta Noronha (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Elisabeth Neumann (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vera Lúcia dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O projeto “Programa de Monitoria de Graduação em Microbiologia”, do Departamento de Microbiologia, ICB/UFMG, busca disponibilizar instrumentos de apoio para o aprendizado teórico-prático da Microbiologia como ciência básica e aplicada. Neste contexto, os monitores do projeto voltaram as atividades para a elaboração de materiais didáticos de apoio ao ensino de Virologia, sob a orientação de professores do referido departamento, a serem disponibilizados online em um website vinculado ao Departamento de Microbiologia denominado “Microbiologia no dia-a-dia”. Além de a produção contemplar a comunidade acadêmica, o material também pode ser direcionado ao público geral interessado. Os monitores desenvolvem material didático que auxiliam tanto as aulas teóricas como as práticas. Inicialmente, os monitores realizam um estudo com auxilio de livros-textos, artigos científicos e acompanham as aulas referentes a cada assunto. Dessa forma, são elaborados textos, esquemas, infogravuras e tabelas que constituem as aulas teóricas. Para a elaboração das aulas práticas, são realizados registros fotográficos dos procedimentos práticos e ainda são feitas descrições de todo processo, tais como metodologia, materiais utilizados, resultados esperados, entre outros. Após a produção e revisão das aulas pelos professores do departamento, estas são diagramadas, utilizando-se o programa Scribus de maneira padronizada. Os textos finalizados são disponibilizados no website, sendo que os seguintes assuntos já se encontram disponibilizados: “Hepatites”, “Diagnóstico Laboratorial das Infecções Virais”, “Rubéola”, entre outros. O projeto possibilita a criação de material didático com o uso de novas tecnologias, constituindo-se em uma ferramenta de ensino interativa, capaz de enriquecer a formação dos usuários. Permite aos monitores aprofundamento teórico na disciplina de Microbiologia e o desenvolvimento das habilidades gráficas e informáticas. Instituição de fomento: PROGRAD - UFMG


Palavras-chave:  material didático, microbiologia, monitores, virologia, website