XXI ALAM
Resumo:755-2


Poster (Painel)
755-2Avaliação da atividade antimicrobiana de biossurfactantes e ensaios de autoagregação de Lactobacillus isolados de pacientes com vaginose bacteriana
Autores:Irany Mesquita Coelho Morais (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ana Luiza Cordeiro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lucas Chaves de Almeida (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

As infecções do trato urogenital inferior (TGI) representam enfermidade de caráter relevante nos serviços de atendimento ginecológico, sendo a candidíase vaginal a segunda principal causa de vaginite em mulheres em idade reprodutiva. Diferentes moléculas bioativas, entre elas os biossurfactantes, têm sido avaliadas quanto ao potencial de inibir o crescimento e a adesão microbiana, resultando na prevenção ou tratamento destas infecções. Neste estudo, 70 amostras de Lactobacillus isoladas da mucosa vaginal de pacientes com vaginose bacteriana foram avaliadas quanto à produção de biossurfactantes. No ensaio foram estudados 52 isolados das bactérias lácticas identificadas, sendo 18 isolados de L. crispatus, 9 de L. gasseri, 8 de L. jensenii 6 de L. jonhsonii, 4 de L. vaginalis 3 de L. fermentum e 1 de L. coleohominis, L. reuteri, L. acidophilus e L. delbruckii e ainda 18 isolados não identificados, estocados a -80ºC em caldo MRS contendo 15% (v/v) de glicerol foram inoculados em meio MRS líquido e incubados a 37ºC em câmara de anaerobiose para reativação celular. A seguir, amostras das culturas obtidas foram estriadas em meio MRS sólido, incubadas por 24 horas, para obtenção de colônias isoladas a serem utilizadas como inóculo nos ensaios de seleção de linhagens produtoras de biossurfactantes. A avaliação foi feita através do método E24 e colapso da gota, sendo que destas, 7 isolados da espécie L.crispatus, 5 amostras de L.gasseri, 3 de L.jensenii, 2 de L.jonhsonii e 1 isolado de L.coleohominis, L.vaginalis e L. reuteri apresentaram atividade emulsificante e surfactante. Os biossurfactantes produzidos por um isolado de Lactobacillus jensenii e Lactobacillus gasseri apresentaram atividade antimicrobiana contra bactérias do gênero Escherichia, Staphylococcus, Klebsiella e Enterobacter. A tensão superficial mínima obtida foi de 45,9 mN/M e 56,0mN/m, respectivamente, mostrando-se similares aos valores previamente reportados para biossurfactantes isolados de outros Lactobacillus. Em adição, a sedimentação medida após um período de quatro horas usando células lavadas e ressuspendidas em tampão PBS para L.jensenii e L.gasseri foram de 5,94% e 3,67%, respectivamente, mostrando que estas duas bactérias não apresentaram alto poder de se autoagregarem, o que difere de resultados obtidos para L.paracasei que apresentou auto poder de agregação em duas horas de sedimentação.


Palavras-chave:  ação antimicrobiana, autoagregação bacteriana., Biossurfactantes, Lactobacillus