XXI ALAM
Resumo:747-1


Poster (Painel)
747-1ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁCTICAS DE SOLO E PASTAGENS DE FAZENDAS PRODUTORAS DE QUEIJO MINAS ARTESANAL
Autores:Silvionai Vieira (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei Campus Sete Lagoas) ; Letícia Goulart Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rogério Martins Maurício (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei Campus Dom Bosco) ; Marcelo Resende de Souza (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Beatriz de Almeida Barros (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; Ivanildo Evódio Marriel (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; Andréia Marçal da Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei Campus Sete Lagoas)

Resumo

Estudos históricos, agro-geológicos, climáticos e de condições do solo identificam as regiões tradicionalmente produtoras de Queijo Minas Artesanal, elaborado a partir de leite cru, com valores agregados específicos. As bactérias ácido lácticas são de importância fundamental nas características sensoriais e de preservação destes produtos, além de possuírem potenciais características probióticas. Portanto, é importante identificar precisamente quais microrganismos estão presentes em um ecossistema microbiano e quais espécies são mais prováveis de possuírem potenciais efeitos protetores. O objetivo desse trabalho foi efetuar uma análise quantitativa e de caracterização deste grupo de bactérias presentes em amostras de solo e pastagem de fazendas que produzem este tipo de queijo. Utilizaram-se amostras compostas de cinco subamostras, coletadas em quatro municípios de Minas Gerais. A análise quantitativa da comunidade microbiana foi realizada a partir de diluições seriadas decimais distribuídas em placas contendo os meios MRS e M17, em duplicata, incubados a 37ºC, durante 48 horas. Realizaram-se caracterizações morfotintorial (coloração de Gram), bioquímica (teste de catalase) e molecular (sequenciamento de rRNA 16S). A população de bactérias oscilou entre 4,9 logUFC/g e 6,4 logUFC/g solo, e 4,6 logUFC/g e 7,7 logUFC/g tecido vegetal (p<0,05), dependendo do meio de cultura e dos sítios analizados. Houve maior crescimento de microrganismos no meio M17 (p<0,05). Do total de 216 colônias, 100% eram Gram positivo, 33,8% catalase nagetiva, sendo 66,2% bastonetes e 33,8% cocos. Neste trabalho, a análise molecular de dez isolados com características morfológicas distintas mostrou que 80% deles eram do gênero Enteroccus, com predominância de E.gallinarum e E. durans, demostrando baixa variabilidade interespecífica nas amostras analizadas. Espécies do gênero Enterococcus, Lactobacillus e Bifidobacterium são frequentemente isoladas do intestino de seres humanos e de animais e selecionadas como probióticas. Entretanto, algumas outras espécies produtoras de ácido láctico apresentam esta característica, embora não habitem normalmente o trato intestinal. Conclui-se que a abundância elevada de bactérias ácido lácticas, do gênero Enterococcus em particular, presentes no sistema solo-planta varia com o sítio e tipo de amostragem.


Palavras-chave:  Probiótico, Ecossistema microbiano, Enterococcus, Identificação molecular, Queijo Minas Artesanal