XXI ALAM
Resumo:733-2


Poster (Painel)
733-2Pesquisa de Ilhas de Patogenicidade e sua correlação com os grupos filogenéticos em amostras de Escherichia coli Uropatogênica
Autores:Paula Signolfi Cyoia (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Ana Paula Dier Pereira (UEL/HU - Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário) ; Eliana Carolina Vespero (UEL/HU - Universidade Estadual de Londrina/ Hospital Universitário) ; Gerson Nakazato (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Renata Katsuko Takayama Kobayashi (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Os microrganismos patogênicos se distinguem de outros da mesma espécie pelo fato de possuírem e expressarem genes que codificam fatores de virulência, isto é, fatores que propiciam a colonização e ocorrência de diversos eventos que subvertem a fisiologia hospedeira, ocasionando o aparecimento de sinais e sintomas anormais, que irão, finalmente, definir o estado de doença. Tais genes de virulência podem estar presentes em Ilhas de Patogenicidade (PAI) que podem codificar parte ou todo arsenal molecular para que esses fatores capacitem o microrganismo a alcançar o alvo na célula hospedeira. Em E. coli uropatogênicas (UPEC), as PAIs estudadas são: PAI IJ96, PAI ICFT073, PAI I536, PAI II536, PAI III536, PAI IICFT073 e PAI IV536, sendo a PAI IV536 a mais frequente em UPEC. A presença de PAIs é uma característica presente em amostras de UPEC associadas com formas clinicamente severas da infecção. Neste trabalho, através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), realizou-se a pesquisa de PAIs em 78 amostras de UPEC isoladas de pacientes do Hospital Universitário e Hospital das Clínicas da cidade de Londrina, PR. Dentre as amostras pesquisadas, 59 (75,6%) mostraram-se positivas para as PAIs, sendo mais encontrada a PAI IV536 (70,5%); seguida da PAI ICFT073 (52,56%); PAI IICFT073 (33,3%); PAI I536 (15,38%) e PAI II536 (10,25%). A PAI III536 foi encontrada em apenas 1 amostra (1,28%) e a PAI IJ96 não foi detectada em nenhum dos isolados. Ao correlacionar os grupos filogenéticos e PAIs notou-se que das amostras de UPEC classificadas como grupo B2, 96,6% possuíam pelo menos uma PAI. Em seguida aparece o grupo D (85%), o grupo A (64,3%) e o grupo que apresenta menos frequência de PAI é o B1 (33,4%). Dos 78 isolados de UPEC foram encontradas três ou mais PAIs em 27 (34,6%) amostras. Das amostras classificadas como grupo B2, 23 (79,3%) apresentaram três ou mais PAIs. Estes resultados mostram que as PAIs analisadas no presente trabalho estavam presentes nas UPEC (75,6%) em uma elevada porcentagem. Por carrearem fatores de virulência, a caracterização destas PAIs são de extrema importância para o entendimento da codificação do arsenal molecular envolvido na patogênese da infecção urinária.


Palavras-chave:  Ilhas de Patogenicidade, UPEC, Grupos filogenéticos