XXI ALAM
Resumo:730-2


Poster (Painel)
730-2Pesquisa molecular dos sistemas de efluxo multidroga MexAB-OprM e MexXY-OprM em isolados clínicos multirresistentes de Pseudomonas aeruginosa procedentes de um hospital universitário em Recife-PE
Autores:Lilian Rodrigues Alves (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Jailton Lobo da Costa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Marcelle Aquino Rabelo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Armando Monteiro Bezerra Neto (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ana Catarina de Souza Lopes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa multirresistente é o agente de infecção hospitalar mais comumente isolado em pacientes críticos. A multirresistência está diretamente relacionada aos diversos mecanismos de resistência desenvolvidos e adquiridos por esta bactéria, principalmente os sistemas de efluxo multidroga. Estes constituem um sistema tripartite de proteínas de transporte que se localizam ao longo da membrana interna, periplasma e membrana externa cujo objetivo é expulsar toda e qualquer substância tóxica a célula bacteriana. Já foram caracterizados dez sistemas de efluxo no genoma da P. aeruginosa. Dentre estes, somente a expressão de quatro sistemas (MexAB-OprM, MexCD-OprJ, MexEF-OprN e MexXY-OprM) foi relatada em isolados clínicos. Este trabalho teve por objetivo pesquisar os genes mexA (MexAB-OprM) e mexX (MexXY-OprM) em isolados clínicos multirresistentes de P. aeruginosa procedentes de um hospital universitário do Recife durante o período de maio a novembro de 2011.O perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos foi determinado pela técnica de disco difusão padronizado pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, 2011). Os isolados multirresistentes foram submetidos à pesquisa dos genes mexA e mexX pela técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Durante o período do estudo foram coletados vinte e nove isolados de P. aeruginosa de diversos setores do hospital cujos sítios de isolamento foram secreções e hemocultura. Dentre estes, 41,4% (12/29) foram considerados multirresistentes. A presença do gene mexA foi observada em 91,7% (11/12) dos isolados, enquanto que a presença do gene mexX foi de 83,3% (10/12). A superexpressão dos sistemas de efluxo dos tipos MexAB-OprM e MexXY-OprM confere uma susceptibilidade reduzida as diferentes classes de antimicrobianos, limitando, assim, as opções terapêuticas no combate a infecção hospitalar causada pela P. aeruginosa.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, Sistemas de efluxo, Infecção hospitalar