XXI ALAM
Resumo:729-1


Poster (Painel)
729-1EFEITO DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO DE NARINGINASE DE Aspergillus niger EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO
Autores:Mayara Baptistucci Ogaki (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; João Batista Buzato (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Maria Antonia Pedrine Colabone Celligoi (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A naringinase é um complexo enzimático que possui atividade de α-ramnosidase e β-glucosidase. Tem por função principal a hidrólise da naringina, flavonóide encontrado em frutas cítricas a qual influi na cor, no sabor e no aroma. A produção de naringinase por fermentação fúngica é de grande interesse biotecnológico e industrial, devido a sua aplicabilidade na redução do excessivo amargor em sucos cítricos concentrados destinados à exportação, na biotransformação de esteroides, na hidrólise de glicosídeos e na melhoria do aroma em vinhos. Este trabalho testou diferentes fontes de nitrogênio (extrato de levedura, peptona de soja, peptona bacteriológica, tripticaseína de soja e extrato de malte) na produção de naringinase de Aspergillus niger 426 em fermentação em estado sólido. Matérias-primas da agroindústria foram utilizadas como suporte sólido nos cultivos: 3,75g de palha de arroz e 1,10g de pó-de-Juá. Resultados anteriores estabeleceram que pó-de-Juá (rico em ramnose e outros açúcares simples) e naringina (3,34g/L) estimulam a produção de naringinase. Os suportes sólidos foram acondicionados em frascos erlermeyer (125mL de capacidade) e autoclavados. A fonte de nitrogênio (5g/L), naringina e os demais sais nutrientes componentes do meio basal, foram solubilizados em água destilada, autoclavados a 121°C por 20 minutos. Dessa solução, foram usados 11mL para umedecer o substtrato sólido e em seguida inoculado com 1mL de suspensão de esporos (106 esporos/mL). As fermentações foram realizadas em triplicatas em estufa a 28ºC. Os cultivos foram interrompidos no tempo de 120 horas de incubação. O extrato enzimático foi obtido pela adição de 10mL de tampão acetato de sódio na cultura, seguido de homogeneização e filtração. Uma unidade enzimática foi a quantidade de extrato enzimático necessária para hidrolisar 1μmol de naringina por minuto. Dos resultados obtidos, conclui-se que o extrato de levedura teve maior influência nos cultivos, com atividade de 2,98 U.mL-1, e a de menor influência foi o extrato de malte, com atividade de 0,496 U.mL-1.


Palavras-chave:  Naringinase, Aspergillus niger, FES, Pó-de-juá, Fontes de nitrogênio