XXI ALAM
Resumo:724-1


Poster (Painel)
724-1SELEÇÃO DE BACTÉRIAS RESISTENTES A Fe3+ COM POTENCIAL APLICAÇÃO EM BIORREMEDIAÇÃO
Autores:Kelly Cristina Reis (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Mateus Silva (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Maria Luiza Beti (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Rosane Freitas Schwan (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Cristina Ferreira Silva (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

A biorremediação é uma técnica que utiliza o metabolismo de microrganismos no tratamento de áreas impactadas com compostos orgânicos tóxicos ou inorgânicos, como os elementos traços. O uso de bactérias como agentes em processos de biorremediação de solos contaminados com elementos traços como ferro, manganês entre outros parece uma alternativa promissora para recuperação destes ambientes. Assim, o objetivo deste trabalho, foi selecionar bactérias isoladas de solos preservados do Cerrado e de frutos de café e cacau capazes de crescer em diferentes concentrações de Fe3+. Os isolados pertencem à Coleção de Culturas do Laboratório de Fisiologia e Genética de Microrganismos do Departamento de Biologia da UFLA. A avaliação da capacidade de crescimento a altas concentrações de ferro foi realizada com 183 isolados e analisada através da medida do diâmetro da colônia em relação ao controle (meio de cultura sem adição de Fe3+). O meio utilizado para crescimento foi o Quimicamente Definido (QD) contendo concentrações da solução de ferro de 5 a 1000 mg/L. Dez por cento dos isolados testados apresentaram crescimento quando cultivados no meio QD com 1000mg/L de Fe3+. Os isolados UFLACESB 127 e UFLACESB 135 (isolados de solo preservado do Cerrado) destacaram-se por apresentarem crescimento semelhante ao controle (diferença no crescimento entre o controle e o tratamento inferior a 0,1mm), quando crescido em QD com a concentração máxima de ferro. Estes resultados indicam que há um potencial no uso destes isolados na remoção de ferro quando presente em concentrações superiores a 1000mg/L, podendo ser uma alternativa promissora aos métodos de tratamento convencionais de solos contaminados. No entanto é necessário entender os mecanismos e a capacidade de remoção do ferro por estes isolados em diferentes tipos de solos.


Palavras-chave:  Bactérias do solo, café e cacau, Biorremediação, Elementos Traços, Resistência a ferro, Solos contaminados