XXI ALAM
Resumo:723-4


Poster (Painel)
723-4Atividade antimicrobiana do óleo essencial de Lippia sidoides Cham. (alecrim-pimenta) contra Staphylococcus spp. isolados de frangos de corte e poedeiras comerciais de granjas no Estado de Pernambuco, Brasil.
Autores:José Givanildo da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Renata Pimentel Bandeira de Melo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Vanessa Anny Souza Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Wagner Mcklayton Alves de Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Acidalia Claudino Machado (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Mércia Rodrigues Barros (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Maria Cristina de Oliveira Cardoso Coelho (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A avicultura é uma das atividades do agronegócio brasileiro que apresenta maiores taxas de desenvolvimento. Apesar disso as infecções bacterianas, causadas por agentes como o Staphylococcus spp,. são uma das principais causas de perdas econômicas na avicultura industrial moderna. Com isso há uma busca de novos recursos que permitam o desenvolvimento de métodos de controle para esta doença, como a fitoterapia. Objetivou-se neste estudo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato da Lippia sidoides Cham. (alecrim-pimenta) sobre isolados de Staphylococcus spp. de seios infraorbitários de frango de corte e poedeiras comerciais com sinais clínicos respiratórios e criados em granjas comerciais no estado de Pernambuco, Brasil. Foram formados “pools” de amostras por granja. Cada amostra foi constituída por um “pool” de cinco aves, totalizando 16 “pools” que foram submetidos ao isolamento bacteriano em “Blood Agar Base” enriquecido com 5% de sangue de ovino, sendo as placas incubadas em estufa bacteriológica em aerobiose a 37ºC durante 48 horas, decorrido este período as colônias isoladas foram submetidas à técnica de coloração de Gram para determinação das características morfotintoriais dos agentes e, posteriormente foram realizadas provas bioquímicas para identificação dos microrganismos. Após o isolamento realizou-se a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) realizada de acordo com o “National Committee for Clinical Laboratory Standards” (CLSI/NCCLS, 2008). Em todas as amostras foi realizado isolamento do Staphylococcus spp. Em relação à MIC observou-se inibição do crescimento bacteriano em 100 % dos isolados em todas as concentrações do óleo de Lippia sidoides Cham (10; 5; 2,5; 1,25 e 0,625 %) analisados. Conclui-se que o óleo essencial de Lippia sidoides Cham possui atividade antimicrobiana frente a isolados de Staphylococcus spp. de frangos de corte e poedeiras com sinais clínicos respiratórios no estado de Pernambuco.


Palavras-chave:  Avicultura, Fitoterapia, MIC