XXI ALAM
Resumo:723-3


Poster (Painel)
723-3Pesquisa de microrganismos causadores de mastite em ovelhas de raças nativas criadas no sertão do estado da Paraíba, Brasil.
Autores:José Givanildo da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Bruno Henrique Leal E Silva Alves (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Eugênio Souza Kung (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; André da Rocha Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcela Fernanda Torres Samico Fernandes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Eduardo Guelfer Ferrer de Morais (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Renata Pimentel Bandeira de Melo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Silvio Gomes de Sá (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Leonildo Bento Galiza da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Durante muito tempo as raças nativas de ovinos estiveram ameaçadas de extinção. Atualmente existe uma linha de proteção dos recursos genéticos dessas raças, mas não existem estudos que determinem o status sanitário dos animais desse padrão racial, principalmente no que diz respeito às doenças infecciosas. Objetivou-se com este estudo determinar a frequência dos casos e pesquisar os agentes infecciosos associados à mastite subclínica em ovelhas de raças nativas criadas no Sertão do estado da Paraíba, Brasil. Foram coletadas 79 amostras de leite ovino de quatro raças nativas (Cabugi, Cariri, Morada Nova e Barriga Negra) em três propriedades. As amostras foram submetidas à análise microbiológica em Ágar Base acrescido de sangue ovino a 5% e as placas foram incubadas em estufa bacteriológica em aerofilia a 37º C por até 72h. As colônias isoladas foram submetidas à técnica de coloração de Gram para estudar as características morfotintoriais dos agentes isolados e posteriormente foram utilizadas provas bioquímicas de identificação. Do total de amostras estudadas observou-se isolamento bacteriano em 30,37% (24/79) e os microrganismos mais frequentes foram: Staphylococcus coagulase negativa com frequência de 66,66 % das amostras, seguido por Escherichia coli presente em 12,50% das amostras positivas. A maior frequência dos casos foi concentrada nos animais da raça Cabugi com um porcentual de 37,50 % dos casos, elevada taxa de positividade pode estar relacionado ao sistema de criação adotado na propriedade que era semi-intensivo e segundo a literatura quanto maior o confinamento mais susceptível a infecções estão os animais . Não existem estudos sobre a etiologia da mastite em ovelhas de raças nativas no semiárido nordestino e os resultados obtidos neste estudo permitirão a implantação de medidas preventivas para esta doença com o objetivo de promover a preservação destas raças no bioma da caatinga.


Palavras-chave:  Microbiologia, Leite, Ovelhas, Raças nativas