XXI ALAM
Resumo:716-1


Poster (Painel)
716-1PERFIL QUÍMICO E ATIVIDADE CITOTÓXICA DE METABÓLITOS PRODUZIDOS POR Nocardiopsis sp ISOLADO DA RIZOSFERA DE PLANTA DA CAATINGA
Autores:Sandrine Maria de Arruda Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Janaína Gonçalves da Silva Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Emerson Alves de Araújo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Juanize Matias da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Glaúcia Manoella de Souza Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Sebastião José de Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gardênia Carmen Gadelha Militão (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Janete Magali de Araújo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Teresinha Gonçalves da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados para combater o câncer. Um grande número de compostos antitumorais são produzidos por micro-organismos, em particular, as Actinobactérias que se destacam como os principais produtores destes compostos. O estudo dos micro-organismos da rizosfera de plantas da Caatinga, localizada no Nordeste do Brasil constituem uma fonte promissora de novas biomoléculas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil químico e a atividade citotóxica de metabólitos produzidos por Nocardiopsis sp isolado da rizosfera de Ziziphus joazeiro Mart., popularmente conhecido como joazeiro.O pré-inóculo foi cultivado em ISP-2 líquido por 48 horas (30 °C 120 rpm), sendo inoculado em meio sólido de arroz (90g de arroz parbolizado e 90 mL de água destilada, autoclavado por 40min) cultivado a 30 °C por 21 dias. Após o cultivo foi adicionado 150 mL de etanol e deixado em repouso por 24 horas. O extrato foi filtrado e rotaevaporado. Alíquotas de 10 µL do extrato foram analisadas por cromatografia em camada delgada para análise da presença de grupos metabólitos, empregando-se diversas fases móveis e reveladores adequados. A citotoxicidade foi determinada através do ensaio colorimétrico do MTT, utilizando as células tumorais humanas HT-29, HEp-2 e HL-60 semeadas (2 x105 células x poço-1) em placas de 96 poços. O extrato foi dissolvido em DMSO (10 mg.mL-1) e adicionado ao poço na concentração de 50 μg/mL. A doxorrubicina foi utilizada como padrão. Após 72h adicionou-se MTT (5 mg.mL-1), e incubou-se a placa por 3h. A absorbância foi medida em espectrofotômetro (540nm) após dissolução do precipitado em DMSO. O percentual de inibição do crescimento celular (IC%) foi calculado utilizando-se o programa Graph Pad Prism. 5.0. A prospecção química do extrato apontou a presença de açúcares, mono e sesquiterpenos, polifenóis e taninos hidrolisáveis. O IC% do extrato frente à linhagem HT-29 foi de 44,3±3,6; Hep-2 79,6±2,8 e HL-60 99,1±0,56, apresentando uma maior seletividade pela HL-60.: Os resultados obtidos indicam o potencial dessa linhagem na produção de compostos bioativos, onde avaliações futuras deverão ser realizadas visando otimizar a produção e identificação desse metabólito para aplicação no tratamento do câncer.


Palavras-chave:  Perfil químico, Atividade citotóxica, Nocardiopsis