XXI ALAM
Resumo:709-2


Poster (Painel)
709-2ANÁLISE DA COMUNIDADE DE BACTÉRIAS E ARQUÉIAS NOS REATORES ANAERÓBIOS HÍBRIDOS DE BIOMASSA IMOBILIZADA UTILIZADO NO TRATAMENTO DA VINHAÇA
Autores:Vinícius Carvalho Rocha (USP - EESC - Universidade de São Paulo Escola Engenharia de São Carlos) ; Isabel Kimiko Sakamoto (USP - EESC - Universidade de São Paulo Escola Engenharia de São Carlos) ; Eduardo Cleto Pires (USP - EESC - Universidade de São Paulo Escola Engenharia de São Carlos)

Resumo

O presente trabalho comparoua comunidade microbiana em dois reatores anaeróbios híbridos de biomassa imobilizada (RAHBI), um alimentado com vinhaça (R1) e o outro com o sobrenadante da vinhaça previamente coagulada (R2) combiopolímero a base de cálcio para diminuir a carga orgânica. Os reatores foram inoculados com lodo granular de UASB tratando efluente de abatedouro de aves. A carga orgânica volumétrica (COV) média aplicada para o reator 1 foi de 5,1 ± 2,4 kg DQO/m3d, e para o reator 2 foi de 5,0 ± 2,3 kg DQO/m3d. Foram feitas análises da comunidade microbiana (Domínio Bactéria e Archaea)por meio da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction) e DGGE (Denaturinggradient gel electrophoresis) a partir do DNA genômico doinóculo e de amostras dos reatores após 106 dias de operação. As amostras foram coletadas na parte inferior (floculenta) e na parte superior (granular) em ambos os reatores. A eficiência de remoção do reator 1 foi de 80,9%, e do reator 2 foi de 65.8%. Na comparação entre os reatores R1 e R2, a comunidade bacteriana e de arquéias apresentou similaridade de 66% e 58% respectivamente. Indicando que o tipo de alimentação, ou seja, apenas com vinhaça e vinhaça previamente coagulada com biopolímero, as comunidades bacterianas apresentaram similaridades mais próximas do que as populações de arquéias. Nas amostras coletadas na parte inferior e superior do R1 e R2 a comunidade bacteriana mostrou semelhança de 73% e 69% e as populações de arquéias apresentaram similaridade de 66% e 72%, respectivamente. As modificações das populações microbianas entre as amostras, provavelmente estejam relacionadas à diferença entre as comunidades microbianas que colonizam e formam o lodo granulado e o lodo floculento. A comunidade bacteriana do inóculo em relação aos reatores apresentou 63% de similaridade, enquanto as populações de arquéias mostraram penas 25% de semelhança. Isso pode estar relacionado à mudança da composição da água residuária aplicada no inóculo (protéica) e na alimentação dos reatores (carboidrática). Sendo que as arquéias apresentaram maior alteração e a comunidade bacteriana manteve-se mais próxima à comunidade do inóculo, com a mudança da água residuária protéica para carboidrática.


Palavras-chave:  microrganismos anaeróbios, reatores anaeróbios híbridos, vinhaça, PCR/DGGE