XXI ALAM
Resumo:705-1


Poster (Painel)
705-1AVALIAÇÃO DO PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA PRÓPOLIS DE APIS MELLIFERA DA REGIÃO AMAZÔNICA (PARÁ, BRASIL)
Autores:Paula de Souza Sao Thiago Calaça (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Laila Evangelista de Almeida Fernandes (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Denise de Oliveira Scoaris (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Francisco Plácido Magalhães Oliveira (UFP - Universidade Federal do Pará) ; Esther Margarida Alves Ferreira Bastos (FUNED - Fundação Ezequiel Dias)

Resumo

A própolis é um produto natural, de características físicas resinosas e composição variável, coletada de várias espécies vegetais e que sofre adição de secreções da abelha, sendo classificada como opoterápico. Esta vem se destacando tanto pelas suas propriedades biológicas, como atividade antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante, anestésica, hepatoprotetora, imunomodulatória e antimumoral, quanto pela possibilidade de aplicação na indústria farmacêutica. As própolis de abelhas Apis mellifera oriundas da região amazônica são ainda pouco estudadas. O objetivo desse estudo foi avaliar os parâmetros físico-químicos e a atividade antimicrobiana de 6 amostras de extrato alcoólico da própolis provenientes da região Amazônica (Altamira, PA, Brasil). Os parâmetros físico-químicos avaliados foram: percentual de cera (m/m), flavonóides (m/m), fenólicos (m/m) e extrato seco (m/v); atividade de oxidação (segundos). A atividade frente a bactéria Staphylococcus aureus (ATCC 25923) foi testada por meio do ensaio de disco-difusão, e o halo de inibição foi medido em milímetros. A correlação entre os parâmetros físico-químicos e o diâmetro do halo de inibição foi calculada por meio do coeficiente de correlação de Spearman (r). A média e o desvio padrão (dp) dos parâmetros físico-químicos foram: cera 1,55% (dp=1,78), flavonóides 0,12% (dp=0,11), fenólicos 0,57% (dp=0,28), índice de oxidação de 1,75 segundos (dp=0,88) e extrato seco 3,96% (dp=1,12). As amostras apresentaram atividade antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus, e o halo médio de inibição foi de 10,45mm (dp=5,99). O diâmetro do halo de inibição apresentou-se mais fortemente correlacionado com os flavonóides (r=0,64). A atividade antimicrobiana do extrato de própolis de Apis mellifera frente a bactérias gram-positivas é conhecida e está relacionada a presença de flavonóides, conforme resultados deste estudo. Os resultados obtidos possibilitam traçar um perfil físico-químico e antimicrobiano de amostras de própolis provenientes do Pará, produto ainda pouco explorado, e com relevante atividade antimicrobiana frente a bactérias Gram-positivas.


Palavras-chave:  própolis, bactéria, Staphylococcus aureus, flavonóides