XXI ALAM
Resumo:701-1


Poster (Painel)
701-1Número Mais Provável (NMP) de Coliformes como indicador de qualidade microbiológica de água de consumo humano em propriedades na zona rural e periurbana de Jataí-GO.
Autores:Jaqueline Rodrigues da Penha (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Karla Alvarenga Nascimento (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Marcos Roberto Alves Ferreira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Cecília Nunes Moreira (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A água pode ser veiculadora de diversos patógenos, coliformes fecais são indicadores de qualidade microbiológica inadequada, por conteúdo intestinal e urina de animais e humanos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água não tratada utilizada para consumo humano em diferentes propriedades rurais e periurbana no município de Jataí-GO. Foram analisadas 21 amostras de água ,originárias de poços, nascentes ou cisternas. A partir destas foram inoculados 10 mL da amostra em uma série de 10 tubos contendo caldo lauril sulfato de sódio (LST) em concentração dobrada, incubados a 38ºC por 24 a 48hs. Os tubos com formação de gás foram considerados positivos e repicados para tubos contendo Caldo Verde Brilhante Bile 2% lactose com tubos de Durham invertidos e incubados a 36ºC por 24 a 48 hs, amostras positivas foram repicadas para tubos contendo Caldo EC, com posterior incubação a 44,5 ± 0,5ºC por 24 a 48 hs em banho maria com circulação de água. Foram anotados as quantidades de tubos positivos para determinação do número mais provável (NMP) de coliformes totais, fecais e termotolerantes. Das amostras analisadas, 61,9% (13/21) apresentaram-se próprias para o consumo e 38,1% (8/21) impróprias. Das impróprias, 14,3% das amostras apresentaram contagem de 6,9 coliformes fecais/100ml, 4,76% das amostras apresentaram contagem de 2,2, 16,1 e >23 coliformes fecais/100ml, respectivamente e 9,52% apresentaram valores de 3,6 coliformes fecais/100ml. Foi observado elevada contaminação das amostras da zona rural em relação às da zona urbana, provavelmente decorrente da localização dos poços próximos ao curral e/ou fossas sépticas e também devido ao período chuvoso, pois os dejetos podem ter escoado e contaminado a fonte de água. De acordo com os resultados observados, as amostras positivas são impróprias para o consumo humano, atuando como um potencial transmissor de doenças. Diante disso, há uma necessidade de trabalho interativo de educação sanitária e ambiental, aliado à divulgação de medidas básicas de higiene pessoal, doméstica e comunitária que contribuam para uma maior redução dos índices de doenças previsíveis por intervenções de controle da qualidade microbiológica da água.


Palavras-chave:  Coliformes Fecais, Coliformes Totais, Contaminação biológica