XXI ALAM
Resumo:677-2


Poster (Painel)
677-2CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL CLONAL DE Staphylococcus aureus ISOLADOS DOS CASOS DE MASTITE SUBLINICA OVINA EM DIFERENTES PROPRIEDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autores:Katheryne Benini Martins (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Danilo Flávio Moraes Riboli (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Valéria Cataneli Pereira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Adilson de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Patrícia Yoshida Faccioli Martins (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Aline Aparecida de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Ariane Dantas (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Simone Fernandes (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Luiz Francisco Zafalon (EMBRAPA - Embrapa Pecuária Sudeste) ; Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

Mastite é a inflamação da glândula mamária, e se destaca dentre as doenças que acometem os rebanhos de ovinos, como uma das mais importantes em termos econômicos e de saúde pública. Esta enfermidade é na maioria das vezes causada por Staphylococcus aureus devido a virulência e resistência aos antimicrobianos. O objetivo desse estudo foi a caracterização do perfil clonal de S. aureus associados com mastite ovina em diferentes rebanhos. Foram colhidas amostras de leite de mamas reagentes e não reagentes ao California Mastitis Test (CMT) de ovelhas pertencentes a três rebanhos localizados no interior do Estado de São Paulo (São Carlos, Nova Odessa e Botucatu). As amostras foram semeadas em ágar-sangue e os microrganismos foram identificados pelo método de Gram, provas de catalase, coagulase e provas de fermentação dos açúcares maltose, trealose e manitol. Os isolados de S. aureus foram tipados através da técnica de Pulsed-Field Gel Electroforesis (PFGE). Foram colhidas 473 amostras de leite de 242 animais e dentre os 134 (79,3%) estafilococos isolados foram identificados 17 (12,7%)S. aureus, todos isolados de mamas reagentes ao CMT, o que caracterizou mastite subclinica, sendo quatro isoladas no rebanho da cidade de Botucatu, duas no rebanho de Nova Odessa e onze no rebanho da Embrapa de São Carlos. A tipagem molecular por PFGE revelou a presença de dois clones, um maior com agrupamento de 10 amostras (uma de Nova Odessa, cinco da Embrapa e quatro de Botucatu) e outro menor com somente duas amostras da Embrapa. As outras cinco amostras (uma de Nova Odessa e o restante da Embrapa) mostraram um perfil policlonal. A caracterização da diversidade genética de S. aureus isolados dos casos de mastite é de grande importância para melhor compreensão do padrão de dispersão do patógeno. Tais informações podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes para o controle e tratamento dos casos de infecção. Os resultados do trabalho mostram que existe um clone comum de S. aureus disseminados em rebanhos de ovinos de diferentes propriedades e regiões.


Palavras-chave:  Leite, mastite subclínica, Ovino, Staphylococcus aureus, Pulsed-Field Gel Electroforesis