XXI ALAM
Resumo:675-1


Poster (Painel)
675-1Análise da região promotora dos genes nisZ e nisF em Lactococcus lactis subsp. lactis PD6.9, uma cultura produtora de nisina Z
Autores:Margarete Alice Fontes Saraiva (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Fernanda de Souza Freitas (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Ingolf Figved Nes (UMB - Norwegian University of Life Sciences) ; Célia Alencar de Moraes (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Lactococcus lactis subsp. lactis PD6.9 é uma linhagem que apresenta potencial para produção de bacteriocina ativa contra bactérias patogênicas de origem alimentar tais como, Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus. Além disso, L. lactis PD6.9 também apresenta atividade antilisterial em condições que simulam o salame fermentado, em leite e em sistema que simula queijo Minas Frescal. Recentemente, a sua bacteriocina foi identificada como uma natural variante da nisina A, a nisina Z. A biossíntese da nisina A é regulada no nível transcricional, e apenas dois promotores (referentes aos genes nisA e nisF) do regulon da nisina são controlados e acredita-se que essa mesma regulação ocorra na biossíntese da nisina Z. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as regiões promotoras dos genes nisZ e nisF de L. lactis PD6.9. As regiões promotoras foram amplificadas usando primers obtidos a partir das sequências do regulon da nisina A (GenBank: HM219853). O produto da PCR foi purificado e sequenciado. A sequência de nucleotídeos obtida contendo a região promotora nisZ apresentou 99 % de identidade com a sequência promotora do gene nisA (GenBank: Z18947.1). Ela apresenta uma sequência repetida (TCT-N8-TCT) na posição -39 a -26 e uma segunda sequência (TCT-N8-TCT) na posição -107 a -94 anteriores ao gene nisZ, as quais podem estar envolvidas no controle transcricional deste gene. O outro promotor antecedente ao gene nisF foi idêntico ao observado no regulon da nisina A, apresentando a mesma sequência repetida (TCT-N8-TCT) na posição -39 a -26 como no promotor nisZ. Isso mostra que ambos os promotores são possivelmente regulados da mesma maneira. Os resultados sugerem que a regulação, no nível transcricional, da biossíntese de nisina Z em L. lactis PD6.9 é similar ao da nisina A, uma vez que os promotores apresentam as mesmas sequências envolvidas no controle da transcrição do gene estrutural (nisZ) e dos genes associados à imunidade da cultura produtora da bacteriocina (nisFEG). Alguns estudos mostraram que a segunda sequência (TCT-N8-TCT) presente na posição -107 a -94 da região promotora do gene nisA, e também observado neste estudo, é induzida por alguns componentes da via Leloir do metabolismo da galactose. Isso pode ser um aspecto relevante já que L. lactis PD6.9 apresentou atividade antimicrobiana em condições que simulam leite e queijo Minas Frescal.


Palavras-chave:  Bacteriocina, Lactococcus lactis, Nisina Z