XXI ALAM
Resumo:672-2


Poster (Painel)
672-2Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana de extratos de plantas do Semiárido Brasileiro sobre bactérias isoladas de glândula mamária de fêmeas de caprinos de aptidão leiteira
Autores:Anna Jacinta Dantas de Medeiros (IFRN IPANGUAÇU - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN / UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Marlon Carneiro Feijó (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Caio Sérgio Santos (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Ingrid Anajja Galvao Nogueira (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Frederico Silva Thé Pontes (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Genevile Carife Bergamo (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Simone Alves Serafim (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Jaécio Carlos Diniz (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Cristiane Ribeiro Lucas (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Juliana Maria da Costa (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Carolina Carvalho Barbosa (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Nilza Dutra Alves (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Sthenia Santos Albano Amóra (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Arnaldo Viana (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

INTRODUÇÃO A busca por novas alternativas terapêuticas, que venham a minimizar o impacto da resistência desenvolvida pelos microrganismos frente a drogas, motiva a avaliação da possível atividade antimicrobiana de fitoterápicos. Pretende-se com esse trabalho pesquisar a ação antimicrobiana dos extratos das folhas de Spondias purpurea L.(cirigueleira), Spondias mombin L. (cajá) e Azadirachta indica A. (nim) sobre cepas bacterianas isoladas de caprinos. Assim, contribuir para a prevenção e controle de enfermidades especificadamente na caprinocultura. MATERIAIS E MÉTODOS As cepas bacterianas foram obtidas das cabras leiteiras por meio de suabes das tetas e amostras do leite. A identificação foi realizada através de citologia, macroscopia de colônias e provas bioquímicas. Para a preparação dos extratos vegetais hidroalcoólicos coletou-se amostras das folhas de cirigueleira, cajá e nim. De todas as amostras preparou-se extratos a 1%, 2% e 3% de p/v. Em seguida, realizou-se o teste de sensibilidade aos extratos por difusão em ágar baseados na metodologia do Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos por Disco-difusão, onde nas placas com ágar Muller-Hinton fez-se 5 poços de diâmetro de 2 mm. Com o auxílio do suabes semeou-se as bactérias na superfície das placas e em cada poço foram colocados 50 µL de Iodo (controle positivo), água destilada estéril (controle negativo), extrato de Cajá, extrato de Ciriguela e extrato de Nim. Após 24h/360C, foram medidos os halos de inibição produzidos em volta do poço. RESULTADOS E DISCUSSÕES A microbiota bacteriana encontrada nas coletas foi a seguinte: Bacillus megaterium, Bacillus sp., Corynebactérias, Enterobactersp., Cellulomonas sp., Staphylocccus aureus, Streptococcus sp. e Staphylocccus coagulase negativa.A espécie mais comumente identificada foi S. coagulase negativa, a qual é um dos principais causadores da mastite. Dentre os extratos estudados, o cajá apresentou atividade, formando halo de inibição sobre todas as amostras bacterianas e apresentando melhor ação sobre a S. coagulase negativa (15, 18 e 20 mm) e Streptococcus sp. (18, 19 E 20 mm) respectivamente a 1%, 2% e 3% (p <0.05). Esses dados reafirmam a ação antimicrobiana do cajá. Houve ausência de inibição por parte dos extratos de Nim e Ciriguela. CONCLUSÕES De acordo com os dados obtidos, conclui-se que a bactéria encontrada em maior quantidade nas amostras foi o S. coagulase negativa e que o extrato de cajá apresentou atividade inibitória, principalmente sobre o S. coagulase negativa e o Streptococcus sp.


Palavras-chave:  Ação Antibacteriana, Plantas do Semiárido, Caprinocultura