XXI ALAM
Resumo:664-1


Poster (Painel)
664-1Produção de um novo biossurfactante por Curvularia lunata – UFPEDA885 utilizando óleo diesel como substrato (Production of a new biosurfactant by Curvularia lunata - UFPEDA885 using diesel oil as substrate)
Autores:Carla do Couto Soares Maciel (UNIFOR - Universidade de Fortaleza / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco) ; Norma Buarque de Gusmão (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Galba Maria Campos-takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Produtos oleosos no ambiente constituem um problema de impacto global. Dentre as estratégias utilizadas na remoção destes compostos, os biossurfactantes se destacam por serem formados por moléculas anfipáticas que atuam na redução da tensão superficial e interfacial entre líquidos. Produtos do metabolismo secundário de bactérias e fungos, os biossurfactantes apresentam baixa toxicidade e alta biodegradabilidade, com potencial de aplicação na medicina, indústria alimentícia, e na Recuperação Melhorada de Petróleo. O objetivo do presente trabalho foi otimizar a produção de biossurfactante por Curvularia lunata - UFPEDA885 a partir de óleo diesel. Foi realizado um Delineamento Composto Central Rotacional-DCCR- 24, tendo como variáveis dependentes: quantidade de inóculo, efeitos do nitrato de amônia, sulfato de manganês e sulfato de cobre. O fungo foi inoculado em meio mineral Bushnell Haas, modificado, pela adição de 2% de óleo diesel, sendo cultivado por 72 horas, a 40ºC, sob condição estática. Foram verificadas a tensão superficial, atividade emulsificante com diferentes fontes oleosas, além da toxicidade do biossurfactante frente a sementes de Pepino caipira (Cucumis sativus), ao microcrustáceo Artemia salina e aplicação na biorremoção de óleo automotivo em solo arenoso. Curvularia lunata- UFPEDA 885 demonstrou ser produtor de biossurfactante, reduzindo a tensão superficial da água de 72 para 32,9 mN/m. As variáveis isoladas exerceram influência na produção do biossurfactante, levando-se em consideração a redução da tensão superficial da água. A composição do meio e condições ideais de produção do biossurfactante por C. Lunata foram: nitrato de amônia - 2g/L, sulfato de manganês 0,1g/L e sulfato de cobre, em concentrações inferiores a 0,1g/L. O biossurfactante produzido removeu 93,5% de óleo automotivo contaminando solo arenoso e não causou toxidade frente à sementes de Pepino caipira (Cucumis sativus) e Artemia salina. C.lunata- UFPEDA 885 é um micro-organismo promissor para aplicações biotecnológicas, em processos industriais ou na biorremediação de solo contaminado por poluentes hidrofóbicos.


Palavras-chave:  Curvularia lunata, Biossurfactante, Ecotoxicidade, Tensão Superficial