XXI ALAM
Resumo:663-1


Poster (Painel)
663-1Diversidade de fungos isolados de madeira em decomposição com potencial para degradação de hidrocarbonetos derivados de petróleo
Autores:Jordana Rosa Paiva de Sousa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Barbara Muniz Soares (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Luiz Henrique Rosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Carlos Augusto Rosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Os fungos apresentam alta diversidade metabólica, o que os tornam capazes de degradar diferentes poluentes orgânicos. A baixa especificidade de seus complexos enzimáticos permite a ação sobre substratos extremamente diversos. Assim, a capacidade dos fungos em degradar poluentes como os derivados do petróleo tem sido estudada em processos de biorremediação de áreas poluídas. Esse trabalho teve como objetivo isolar e identificar fungos presentes em madeira em decomposição capazes de crescer na presença de petróleo como única fonte de carbono acrescido do indicador redox 2,6-dichlorophenol indophenol (DCPIP). Sessenta e quatro fungos (18 leveduras e 46 fungos filamentosos) foram obtidos. Todos os isolados foram submetidos a ensaios de crescimento na presença de petróleo cru, dos quais 25 fungos filamentosos demonstraram capacidade de crescer e descolorir o indicador DCPIP na presença do petróleo. Foram elaboradas curvas de crescimento e de descoloração do indicador, que possibilita a inferência sobre a utilização do petróleo como substrato pelos fungos selecionados. Dentre os fungos que apresentaram capacidade de crescer na presença de petróleo, as espécies Cosmospora vilior, Penicillium adametzii, Trichoderma spirale, Trichoderma harzianum e Trichoderma koningiopsis foram identificadas por meio de técnicas moleculares, as quais exibiram variabilidade no perfil de crescimento na presença de petróleo cru, porém com curvas de utilização do petróleo como substrato semelhantes. As espécies Cosmospora vilior, Penicillium adametzii e Trichoderma spirale não se apresentam descritas na literatura pela capacidade de degradação de hidrocarbonetos de petróleo. Apesar de macromorfologicamente os fungos apresentarem um crescimento enfraquecido quando cultivados em meio com petróleo, após realizar estudos micromorfológicos essa tendência não foi corroborada. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que espécies presentes em madeira em decomposição podem representar táxons com potencial para utilização em estudos de biorremediação.


Palavras-chave:  degradação, fungos, madeira em decomposição, petróleo