XXI ALAM
Resumo:661-2


Poster (Painel)
661-2DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE PROTEOLÍTICA DA ASPARTATO PROTEASE DE ISOLADOS CLÍNICOS DE Candida albicans E Candida não-albicans.
Autores:Naiara Chaves Silva (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Jéssica Maria Nery (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Amanda Latercia Tranches Dias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

Espécies do gênero Candida spp. são responsáveis por infecções fúngicas oportunistas. A secreção de enzimas hidrolíticas, tais como as proteases aspárticas (Sap), é um dos principais fatores associados à patogenicidade das espécies do gênero Candida spp. Essas enzimas podem contribuir para a adesão e invasão dos tecidos do hospedeiro através da degradação ou distorção de estruturas da superfície celular e substâncias intercelulares, ou ainda por destruição de células e moléculas do sistema imune. Linhagens de Candida spp. secretoras de Sap apresentam-se mais relacionadas à infecções do que as não secretoras. Esse estudo analisou e comparou a atividade proteolítica da Sap em linhagens de Candida spp. 22 isolados de Candida spp. incluindo Candida albicans, C. tropicalis, C. krusei, C. parapsilosis, C. lusitaniae e C. guilliermondii oriundos de infecção invasiva foram cultivados em meio suplementado com soroalbumina bovina (BSA) como substrato. O teor de substrato foi medido pré e pós-cultivo através de complexação com Verde de Bromocresol e a partir da diferença entre os resultados calculou-se o percentual de degradação de substrato por ação da enzima. Considerou-se que o maior percentual de degradação corresponderia à maior atividade de Sap. O ensaio foi realizado em duplicata. 15 isolados (68,18%) se apresentaram fracamente proteolíticos (percentual de degradação de substrato ≤ 30%), sendo cinco (33,33%) de C. albicans e dez (66,67%) de C. não-albicans. Quatro isolados (26,66%) apresentaram atividade proteolítica moderada (percentual de degradação entre 31 e 60%), sendo um (25%) de C. albicans e três (75%) de C. não-albicans. Dois isolados (5,16%), C. albicans e C. não-albicans, apresentaram alta atividade proteolítica (percentual de degradação de substrato ≥ 61%). Considerando-se o número de isolados analisados (sete de C. albicans e 15 de C. não-albicans), não houve diferença significativa (p < 0,05) entre a distribuição dos grupos dentro das três faixas de degradação proteica. A maior parte dos isolados clínicos apresentou baixa atividade proteolítica pelo método de complexação com o Verde de Bromocresol.


Palavras-chave:  Atividade proteolítica, Candida albicans e Candida não-albicans, Aspartato protease secretada