XXI ALAM
Resumo:661-1


Poster (Painel)
661-1INFLUÊNCIA DE FLUCONAZOL E ANFOTERICINA B, EM CONCENTRAÇÕES SUBINIBITÓRIAS, NA ATIVIDADE PROTEOLÍTICA DA ASPARTATO PROTEASE DE Candida spp.
Autores:Naiara Chaves Silva (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Jéssica Maria Nery (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Amanda Latercia Tranches Dias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

Leveduras do gênero Candida spp., comensais oportunistas, possuem atributos de virulência que garantem sua capacidade de colonizar e provocar infecções. Destaca-se a capacidade de secreção de aspartato proteases (Sap), responsáveis por digerir proteínas e fornecer nitrogênio às células que, adicionalmente, podem contribuir para a invasão dos tecidos. Fluconazol e anfotericina B, antifúngicos usados no tratamento da candidíase invasiva, podem alterar o padrão de secreção de enzimas hidrolíticas, como as Saps, e, assim, aumentar o potencial patogênico de Candida spp. Esse estudo analisou e comparou a atividade proteolítica da Sap em linhagens de Candida spp. expostas à concentrações subinibitórias de fluconazol (FLZ) e anfotericina B (AFB). Isolados de Candida albicans ATCC 64548, C. tropicalis ATCC 750, C. krusei ATCC 6258, C. glabrata ATCC 90030 e C. parapsilosis ATCC 22019 foram cultivados em meio suplementado com soroalbumina bovina (BSA) como substrato e na presença de 1/2 e 1/4 da concentração inibitória (IC) de FLZ e AFB. O teor de substrato foi medido pré e pós-cultivo através de complexação com Verde de Bromocresol e a partir da diferença entre os resultados calculou-se o percentual de degradação de substrato por ação da enzima. Considerou-se que o maior percentual de degradação corresponderia à maior atividade de Sap. O ensaio foi realizado em duplicata. Com base nos valores obtidos na ausência de antifúngico, a atividade proteolítica de Sap sofreu aumento de até cinco vezes em C. albicans, e até duas vezes em C. krusei. Em C. parapsilosis e C. glabrata a atividade aumentou na presença de 1/2 da IC e reduziu em 1/4 da IC, já em C. krusei observou-se redução em 1/2 da IC e aumento em 1/4 da IC. AFB contribuiu para o aumento de cerca de cinco vezes da atividade proteolítica de Sap em C. krusei e até dez vezes em C. glabrata. Não houve alteração significativa nas demais espécies (p < 0,05). FLZ contribuiu no aumento da atividade proteolítica de Sap dos isolados de Candida spp., em pelo menos uma das concentrações testadas. AFB promoveu aumento significativo apenas em dois isolados de C. não-albicans.


Palavras-chave:  Atributos de virulência, Aspartato protease de Candida spp., Tratamento antifúngico