XXI ALAM
Resumo:651-2


Poster (Painel)
651-2Incidência de mortalidade e letalidade de pacientes portadores de Tuberculose associados ao HIV no município de Santa Maria-RS
Autores:Bianca Vendruscolo Bianchini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vanessa da Costa Flores (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vanessa Albertina Agertt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jaciane Baggiotto Marques (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Tanise Vendruscolo Dalmolin (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Marli Matiko Anraku de Campos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Roberto Christ Vianna Santos (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano)

Resumo

A tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (MTB), é uma doença infecto-contagiosa que inclui microrganismos potencialmente patogênicos. Segundo a OMS cerca de 9 milhões de novos casos de MTB e 1,7 milhões de mortes por TB ocorrem todos os anos no mundo. A OMS declarou a tuberculose como emergência em saúde publica mundial justificada por ser um dos maiores casos de problemas em morbidade e mortalidade no mundo, devido ao um aumento de suscetibilidade de indivíduos infectados pelo vírus HIV e também por cepas multi-drogas resistentes devido a falta de adesão ao tratamento que é geralmente intenso de 6 a 9 meses.Foi realizado estudo descritivo e retrospectivo para estimar a incidência, prevalência e mortalidade da tuberculose, a partir de dados coletados de 3.527 prontuários de pacientes com diagnóstico de TB, sendo estes pertencentes ao Laboratório de Tuberculose e Hanseníase, da Secretaria de Saúde Municipal de Santa Maria-RS, a qual recebe a notificação de todos os casos de TB ocorridos no município. Segundo os laudos analisados na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, o total de casos por período, mostrando o índice de pacientes que se tornaram reincidentes, alguns por terem efetuado tratamento inadequado, tornando o bacilo resistente; óbitos, indicando falência do tratamento e, conseqüentemente, a letalidade e, por fim, o abandono do tratamento durante o período mínimo estabelecido de 6 meses. Pelos dados, observa-se que dos 3.527 casos de Tuberculose no município de Santa Maria, 481 desenvolveram novamente a TB, 271 abandonaram o tratamento antes do período mínimo e finalmente, 195 dos pacientes evoluíram a óbito, assim levando a 1,46% de letalidade. A taxa de abandono, observando-se um acentuado declínio a partir da década de 80. Considera-se, no entanto, associado ao surgimento do Programa de Controle e Tuberculose, o qual exerce uma busca de casos ativos. Um aumento no surgimento de casos ocorreu em 1976-1980 e no período de 2001-2007 onde se observa também um maior numero de óbitos, uma alta letalidade de 9,09%. A associação da TB com patologias que acometem o sistema imunológico, como a síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), tem colaborado na manutenção de sua freqüência. Um indivíduo infectado pelo HIV (HIV+) é mais suscetível à tuberculose em relação aos não infectados, e o risco de morte em pacientes co-infectados pelo HIV e pelo Mycobacterium tuberculosis é duas vezes maior que em pacientes HIV+ sem TB. Um dos motivos pelo qual se apresenta um número elevado de obtidos no período de 2001-2007, onde a incidência de casos de HIV associados à TB são mais freqüentemente encontrados.


Palavras-chave:  Tuberculose, HIV, Incidência