XXI ALAM
Resumo:646-1


Poster (Painel)
646-1DENSIDADE DE CANDIDA SP ISOLADAS EM MACROALGAS DO GÊNERO SARGASSUM EM DOIS COSTÕES ROCHOSOS DO MUNICÍPIO DE UBATUBA, LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autores:Luana Agostini (UNESP - Universidade Estadual Paulista-Campus São Vicente) ; Mirella Massoneto (UNESP - Universidade Estadual Paulista-Campus São Vicente) ; Wagner Ferreira Villano (USP-FFLCH - Universidade do Estado de São Paulo) ; Ana Julia Fernades Cardoso de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista-Campus São Vicente) ; Célia Regina Gouveia Souza (IG - INSTITUTO GEOLOGICO-SMA-SP)

Resumo

A diversidade de organismos no meio aquático, de certa forma, está relacionada à diversidade das comunidades de algas, as quais tem importante papel na estabilidade dos ecossistemas. As macroalgas do gênero Sargassum ocorrem em todo o mundo e são potenciais recursos marinhos renováveis. Apesar de serem susceptíveis a contaminantes químicos e microbiológicos, existem poucos estudos na literatura a respeito da contaminação de algas por microrganismos. Entre os microrganismos contaminantes estão as leveduras do gênero Candida as quais fazem parte da microbiota de indivíduos sadios e estão amplamente distribuídas no meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar a densidade de leveduras do gênero Candida em algas do gênero Sargassum coletadas em costões rochosos de duas praias de Ubatuba (SP): Perequê-Mirim e Enseada. As amostras coletadas foram armazenadas em sacos plásticos e levadas sob refrigeração para o Laboratório de Microbiologia Marinha da UNESP-Campus de São Vicente. As algas foram trituradas em água destilada estéril e o material foi filtrado em malha fina para retirada de resíduos. As densidades de Candida sp foram determinadas através da técnica de Membrana Filtrante utilizando o meio de cultura “Hicrome Candida Differential Agar”. Os resultados obtidos nos meses de dezembro/2011 a junho/2012, nas algas coletadas no costão do Perequê-Mirim mostraram que as maiores densidades de Candida sp ocorreram nos meses de alta temporada: janeiro (1,16x103UFC 100g-1) e fevereiro (1,1x103UFC 100g-1). Já no mês de março houve um decaimento da densidade de Candida sp (0,36x103UFC 100g-1) porém nos meses seguintes, as densidades voltaram a aumentar, atingindo valor máximo em junho (3,3x103UFC 100g-1). Já nas algas coletadas no costão da Enseada, os valores se mantiveram relativamente baixos nos meses de temporada, comparativamente ao observado para o costão do Perequê-Mirim. Aumentos da densidade da levedura do gênero Candida formam observados no mês de março (4,1x103UFC 100-1) e no mês de junho (5,5x103UFC 100-1). As variações das densidades de Candida sp nas duas praias serão relacionadas aos parâmetros físico-químicos e as mudanças sazonais e climáticas.


Palavras-chave:  sargassum, candida, costões